Competências profissionais na formação inicial de professores de matemática

Autores

  • Vicenç Font
  • Adriana Breda

Palavras-chave:

Formação de professores, Competência em análise em didática, Educaçãomatemática

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar uma reflexão sobre a seguinte questão: como conseguir que futuros professores de matemática de secundária (Ensino Médio) tenham as competências profissionais que os permita o desenvolvimento da avaliação das competências em matemática propostas no currículo? Na primeira parte, discorre-se, teoricamente, sobre a noção de competência. Na segunda, discute-se sobre os aspectos-chave para o desenvolvimento e avaliação de competências em matemática nos alunos de secundária (o papel da competência disciplinar e o papel da competência em análise em didática dos processos de instrução). Por último, na terceira parte, mostram-se algumas considerações sobre a possibilidade de um currículo por competências na formação de professores e sobre a importância da competência em análise em didática dos processos de instrução atríbuida em tal modelo curricular.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

FONT, V.; BREDA, A. Competências profissionais na formação inicial de professores de matemática. Práxis Educacional, [S. l.], v. 11, n. 19, p. 17-34, 2015. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/818. Acesso em: 28 set. 2021.