Competencias transversales de aprendizaje autónomo y colaborativo en futuros profesores de matemática
Palavras-chave:
Aprendizagem autónoma, Trabalho colaborativo, Formação inicial, Educação matemática, Professores de MatemáticaResumo
Este estudo centra-se em duas das competências transversais fundamentais na formação inicial de professores de matemática, Aprendizagem Autônoma (AA) e Trabalho Colaborativo (TC). Os resultados de uma investigação com base em uma experiência de sala de aula onde se implementou uma metodologia que se desenvolve essas competências em um curso de variável complexa para futuros professores de matemática. O estudo evidencia que a introdução de AA e TC, de froma conjunta, permite, em primeira instância, uma aprendizagem individual que, se refornçado através do trabalho colaborativo dos estudantes, permite aos professores realizar atividades para reforçar conceitos e conexões intra-matemáticos, otimiza o tempo de contato entre professor e alunos, resultando em aulas mais ricas, eficientes e rentáveis e, portanto, um aprendizado mais profundo e significativo de conceitos matemáticos é obtida.
Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.