Competencias transversales de aprendizaje autónomo y colaborativo en futuros profesores de matemática

Autores

  • Lorena Salazar Solórzano
  • Susana Murillo López

Palavras-chave:

Aprendizagem autónoma, Trabalho colaborativo, Formação inicial, Educação matemática, Professores de Matemática

Resumo

Este estudo centra-se em duas das competências transversais fundamentais na formação inicial de professores de matemática, Aprendizagem Autônoma (AA) e Trabalho Colaborativo (TC). Os resultados de uma investigação com base em uma experiência de sala de aula onde se implementou uma metodologia que se desenvolve essas competências em um curso de variável complexa para futuros professores de matemática. O estudo evidencia que a introdução de AA e TC, de froma conjunta, permite, em primeira instância, uma aprendizagem individual que, se refornçado através do trabalho colaborativo dos estudantes, permite aos professores realizar atividades para reforçar conceitos e conexões intra-matemáticos, otimiza o tempo de contato entre professor e alunos, resultando em aulas mais ricas, eficientes e rentáveis ​​e, portanto, um aprendizado mais profundo e significativo de conceitos matemáticos é obtida.

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Publicado

2015-03-26

Como Citar

SOLÓRZANO, L. S.; LÓPEZ, S. M. Competencias transversales de aprendizaje autónomo y colaborativo en futuros profesores de matemática. Práxis Educacional, [S. l.], v. 11, n. 19, p. 35-53, 2015. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/820. Acesso em: 28 set. 2021.