Programa de consolidação das licenciaturas: um olhar a partir de competências e de conhecimentos de futuros professores de matemática

Autores

  • José Fernandes da Silva
  • Ruy César Pietropaolo

Palavras-chave:

Formação inicial de professores de Matemática, Competências, Prodocência

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar o resultado de uma investigação a respeito das competências desenvolvidas pelos futuros professores de Matemática durante a participação no Programa de Consolidação das Licenciaturas – Prodocência. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas de três egressos voluntários que participaram do Prodocência nos anos de 2011, 2012 e 2013. Constatou-se que esses entrevistados desenvolveram competências para realizar trabalho em equipe, competências concernentes ao conhecimento especializado para o ensino e competências relativas ao processo de investigação em Educação Matemática. Neste sentido, as competências apresentadas pelos sujeitos desta investigação apontam que o Prodocência, como política pública, pode fomentar propostas de inovação e favorecer a elevação da qualidade em cursos de formação inicial de professores de Matemática

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-07-26

Como Citar

DA SILVA, J. F.; PIETROPAOLO, R. C. Programa de consolidação das licenciaturas: um olhar a partir de competências e de conhecimentos de futuros professores de matemática. Práxis Educacional, [S. l.], v. 11, n. 19, p. 77-97, 2015. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/821. Acesso em: 28 set. 2021.