Uso de las TIC en las prácticas de la formación inicial de futuros profesores de secundaria de matemáticas en España

Autores

  • Sílvia Carvajal
  • Joaquim Giménez

Palavras-chave:

Formación inicial de profesores, Matemáticas., Secundaria, TIC

Resumo

Este artigo descreve, primeiramente, o contexto da formação inicial de professores de matemática para ensino médio da Espanha. Em seguida, descreve a utilização das TIC pelos futuros professores em seus estágios do Mestrado em Matemática de Ensino Secundário, na Universidade de Barcelona (Espanha), em que se tem de projetar e implementar uma unidade didática. O artigo também analisa, a partir do que se registra na dissertação final do Mestrado, os avanços que ocorrem como resultado de reflexão sobre a sua própria prática. Como resultado, registra-se que muitos futuros professores não chegam a utilizar as TIC na execução da sua unidade de ensino. Por outro lado, a reflexão propiciada no Trabalho Final de Mestrado sobre a própria prática, realizada com o objetivo de melhorar sua unidade didática para auma futura implementação, possibilita inferir um desenvolvimento do nível de uso das TIC em futuras aulas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-03-29

Como Citar

CARVAJAL, S.; GIMÉNEZ, J. Uso de las TIC en las prácticas de la formación inicial de futuros profesores de secundaria de matemáticas en España. Práxis Educacional, [S. l.], v. 11, n. 19, p. 155-169, 2015. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/825. Acesso em: 28 set. 2021.