La gestión de una clase de aritmética en torno a la formulación y verificación de conjeturas: el papel de las interacciones en el aula

Autores

  • Sara Beatriz Scaglia
  • Fabiana Kiener

Palavras-chave:

Papel de ensino, Interações, Conjectura

Resumo

Este artigo pressupõe que dois aspectos essenciais no debate sobre a construção de sentido do conhecimento matemático são do jeito que são projetados e o papel das interações em sala de aula. O artigo enfoca o papel dos professores em uma classe da aritmética, durante a análise da validade das produções dos alunos (futuros professores de matemática) na formulação e teste de conjecturas tarefas. Na prova trabalho da dificuldade apresentada para gerenciar aula de matemática quando se pretende promover o auto-emprego de estudantes. O trabalho executado provou proveitosa para o desenvolvimento da formulação e testes de hipóteses. No entanto, uma análise detalhada dos professores, nas trocas produzidas, revela intervenções durante a conclusão do modo de avaliação da validação predominando (no sentido de Margolinas, 1992): Professor respostas válidas alunos, em vez de promover uma atividade argumentativa independente.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-04-10

Como Citar

SCAGLIA, S. B.; KIENER, F. La gestión de una clase de aritmética en torno a la formulación y verificación de conjeturas: el papel de las interacciones en el aula. Práxis Educacional, [S. l.], v. 11, n. 19, p. 191-212, 2015. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/827. Acesso em: 28 set. 2021.