Papel das TIC nos trabalhos de conclusão do mestrado profissional em matemática em rede nacional: o contexto do Rio Grande do Sul
Resumo
Este trabalho tem como objetivo compreender qual o papel que apresentam os recursos tecnológicos nos trabalhos de conclusão de curso realizados no Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional. Para isso, realizou-se um estudo qualitativo de vinte e nove trabalhos, publicados pelas universidades do Rio Grande do Sul participantes de tal mestrado, no período do primeiro semestre de 2013 ao segundo semestre de 2014. Através da análise, conclui-se que dois terços dos trabalhos incorporam as TIC em suas propostas didáticas, especialmente com a implementação do software GeoGebra e da planilha eletrônica. Dos dezenove trabalhos, cinco deles consideram, explicitamente, o uso das TIC como o núcleo de sua proposta inovadora, onde justificam que tais ferramentas promovem a melhora do ensino de matemática, pois tornam as propostas atrativas e motivadoras, promovem um aprendizado construtivista e significativo, possibilitam a interação entre professor-aluno-software, possibilitam a riqueza de processos matemáticos, contribuindo para a apropriação do saber matemático dos alunos.
Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.