Papel das TIC nos trabalhos de conclusão do mestrado profissional em matemática em rede nacional: o contexto do Rio Grande do Sul

Autores

  • Adriana Breda
  • Valderez Marina do Rosário Lima
  • Marcos Villela Pereira

Resumo

Este trabalho tem como objetivo compreender qual o papel que apresentam os recursos tecnológicos nos trabalhos de conclusão de curso realizados no Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional. Para isso, realizou-se um estudo qualitativo de vinte e nove trabalhos, publicados pelas universidades do Rio Grande do Sul participantes de tal mestrado, no período do primeiro semestre de 2013 ao segundo semestre de 2014. Através da análise, conclui-se que dois terços dos trabalhos incorporam as TIC em suas propostas didáticas, especialmente com a implementação do software GeoGebra e da planilha eletrônica. Dos dezenove trabalhos, cinco deles consideram, explicitamente, o uso das TIC como o núcleo de sua proposta inovadora, onde justificam que tais ferramentas promovem a melhora do ensino de matemática, pois tornam as propostas atrativas e motivadoras, promovem um aprendizado construtivista e significativo, possibilitam a interação entre professor-aluno-software, possibilitam a riqueza de processos matemáticos, contribuindo para a apropriação do saber matemático dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-03-22

Como Citar

BREDA, A.; DO ROSÁRIO LIMA, V. M.; PEREIRA, M. V. Papel das TIC nos trabalhos de conclusão do mestrado profissional em matemática em rede nacional: o contexto do Rio Grande do Sul. Práxis Educacional, [S. l.], v. 11, n. 19, p. 213-230, 2015. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/828. Acesso em: 28 set. 2021.