Limitações da formação docente evidenciadas na prática pedagógica: trato com o tema das relações Étnico-Raciais

Autores

  • Maicelma Maia Souza
  • Nilma Margarida de Castro Crusoé
  • Nubia Regina Moreira

Palavras-chave:

Formação continuada, Prática educativa, Relações étnico-raciais

Resumo

O presente trabalho se insere nas discussões sobre escola e relações Étnico-Raciais e se propõe a apresentar resultados de estudos exploratórios sobre a as limitações da formação docente evidenciadas na prática pedagógica, na escola, tomando como referência sentidos atribuídos pelas educadoras aos trabalhos sobre relações Étnico-Raciais. O interesse em estudar o tema é fruto da experiência como pesquisadora da prática educativa e por observar que os aspectos culturais trabalhados na escola, sobretudo no que se refere a relações raciais são atravessados por crenças e valores, por parte dos sujeitos que atuam na escola, o que provoca, muitas vezes, um tratamento desse aspecto como algo exótico, folclórico, superficial e até mesmo de forma preconceituosa, desconsiderando que tais relações estão na base da formação do povo brasileiro. É uma pesquisa de cunho qualitativo realizada no Centro Integrado de Educação Altino Cosme de Cerqueira, no município de Ipiaú/BA. Foi utilizada a entrevista semi-estruturada com duas professoras, uma que atua em sala de aula e a outra na direção, e a análise de conteúdo para analisar os dados. Os resultados apontam para a necessidade da formação continuada de professores, reelaboração do currículo escolar a fim de melhor compreender o mito da democracia racial e suas implicações na atualidade.

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Publicado

2015-10-22

Como Citar

SOUZA, M. M.; DE CASTRO CRUSOÉ, N. M.; MOREIRA, N. R. Limitações da formação docente evidenciadas na prática pedagógica: trato com o tema das relações Étnico-Raciais. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 12, n. 21, p. 339-363, 2015. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/874. Acesso em: 16 abr. 2024.