Coordenadores pedagógicos e suas estratégias de apoio aos professores iniciantes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v18i49.9282

Palavras-chave:

coordenador pedagógico, professores iniciantes, trabalho pedagógico

Resumo

Este estudo é resultado de uma pesquisa que buscou analisar o trabalho pedagógico do coordenador pedagógico junto aos professores iniciantes em escolas municipais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com os dados coletados maioritariamente descritivos. Para a análise dos dados, utilizou-se como subsídio teórico-metodológico a análise de conteúdo. Os instrumentos de coleta de dados foram um questionário com 20 coordenadoras e uma entrevista semiestruturada com cinco coordenadoras pedagógicas atuantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A fundamentação teórica da pesquisa dialoga principalmente com: Marcelo Garcia (1999, 2009), Imbernón (2010), Placco (2005, 2010) e Romanowski (2010). Os resultados apontam que não há nitidez sobre as funções a serem desempenhadas no proce

 

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Biografia do Autor

Susana Soares Tozetto , Universidade Estadual de Ponta Grossa - Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) de Araraquara-SP. Professora Associada da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado). Líder do Grupo de Pesquisa GEPTRADO. http://lattes.cnpq.br/3362763389633556. As autoras contribuíram em parceria na totalidade da pesquisa realizada.

 

Franciele Aparecida Carneiro Stefanello, Universidade Estadual de Ponta Grossa - Brasil

Franciele Aparecida Carneiro Stefanello. Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Docente na Rede Municipal de Educação de Ponta Grossa-PR. Membro do grupo GEPTRADO. http://lattes.cnpq.br/6580362205372638. As autoras contribuíram em parceria na totalidade da pesquisa realizada.

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Publicado

2022-06-29

Como Citar

TOZETTO , S. S. .; STEFANELLO, F. A. C. . Coordenadores pedagógicos e suas estratégias de apoio aos professores iniciantes. Práxis Educacional, [S. l.], v. 18, n. 49, p. e9282, 2022. DOI: 10.22481/praxisedu.v18i49.9282. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/9282. Acesso em: 18 ago. 2022.