A definição de Potencial Químico em fontes didáticas
DOI:
https://doi.org/10.22481/rbba.v10i01.8003Palavras-chave:
Potencial Químico, Equilíbrio Químico, Funções Potenciais da Termodinâmica, Ensino da TermodinâmicaResumo
Este artigo tem por objetivo apresentar as análises das abordagens sobre o Potencial Químico em livros de texto, em dicionários, em enciclopédias e em sites da Internet, bem como investigar a apresentação da definição, da conservação, dos seus valores máximo e mínimo e da variação da sua intensidade. A Categoria de Análise das definições está referenciada na abordagem histórica e no Silogismo de Aristóteles. Observou-se que algumas fontes pesquisadas estabeleceram como premissa a relação existente entre o Potencial Químico e a Energia Química para comparar com a relação existente entre a Temperatura e a Energia Térmica. Observou-se também a superficialidade nas abordagens e a prioridade a um tratamento matematizado para associar Potencial Químico a Equilíbrio Químico, em detrimento de uma abordagem epistemológica ou história. Devido à falta de sintonia das definições apresentadas nas fontes pesquisadas, vimos apresentar uma definição para o Potencial Químico. Embora Potencial Químico não seja uma grandeza potencial propriamente dita, a exemplo da Energia Interna, da Entalpia, da Entropia, do Potencial de Helmholtz e do Potencial de Gibbs, entendemos que defini-lo ainda constitui um desafio. Como perspectiva futura, este grupo de pesquisa visa divulgar as conclusões de suas pesquisas sobre as definições em fontes didáticas dos potenciais termodinâmicos para sistemas abertos.
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Referências
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