Uma Estratégia de Difusão Agressiva para Aumentar a Vazão do Algoritmo de Consenso HyperPaxos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/recic.v5i1.12949

Resumo

Algoritmos de consenso distribuído são essenciais para sistemas de armazenamento, bancos de dados, controle de acesso e orquestração de aplicações em nuvem. Este trabalho apresenta uma estratégia para melhorar a vazão do algoritmo HyperPaxos em termos de decisões por segundo. O algoritmo HyperPaxos é uma versão hierárquica de um dos principais algoritmos de consenso, o Paxos. O HyperPaxos é baseado na topologia virtual hierárquica vCube, que apresenta diversas propriedades logarítmicas. Os acceptors são organizados em clusters e os proposers executam as duas fases do Paxos escolhendo um acceptor dito difusor. O difusor é responsável por retransmitir as mensagens para os demais acceptors sobre o vCube. Neste trabalho, propomos que o difusor adote uma estratégia de difusão agressiva para transmitir, de uma só vez, as mensagens para uma maioria de acceptors paralelamente. A estratégia proposta foi implementada e comparada à versão original. Resultados obtidos mostram o desempenho superior da estratégia proposta em todos os cenários testados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Djenifer R. Pereira, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Djenifer R. Pereira é Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), 2022. Seus principais interesses de pesquisa estão na área de sistemas distribuídos. Djenifer é Estudante Associada da Sociedade Brasileira de Computação (SBC).

Fernando M. Kiotheka, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Fernando M. Kiotheka é Mestrando em Informática da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Bacharel em Ciência da Computação pela UFPR, 2022. Seus principais interesses de pesquisa incluem algoritmos, redes de computadores e sistemas distribuídos. Fernando é Estudante Associado da Sociedade Brasileira de Computação (SBC).

Elias P. Duarte Jr, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Elias P. Duarte Jr. é Professor Titular da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Setor de Ciências Exatas, Departamento de Informática. É Bacharel e Mestre em Ciência da Computação pela UFMG (1987/1991), Mestre pela Universidade Politécnica de Madrid, Espanha (1991), e Doutor em Ciência da Computação pelo Tokyo Institute of Technology (Japão, 1997). Em duas ocasiões (2005 e 2009) atuou como Professor Visitante da Tohoku University, Japão; antes (1997) foi Pesquisador Visitante na University of California at Irvine (EUA). Na UFPR, entre outros cargos, foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Informática (2006-2008), tendo liderado o processo de criação do primeiro Doutorado público do estado do Paraná em Ciência da Computação. Entre outras atuações, foi Diretor do Laboratório Nacional de Redes de Computadores (LARC, 2010-2012) e Membro do Conselho de Administração da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP, 2012-2016). Seus principais interesses de pesquisa incluem redes de computadores e sistemas distribuídos, com ênfase em tolerância a falhas e algoritmos. O Prof. Elias é Membro da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e Senior Member do Institute of Electrical and Electronic Engineers (IEEE).

Downloads

Publicado

2023-11-01

Como Citar

Pereira, D. R., Kiotheka, F. M., & Duarte Jr, E. P. (2023). Uma Estratégia de Difusão Agressiva para Aumentar a Vazão do Algoritmo de Consenso HyperPaxos. Revista De Ciência Da Computação, 5(1), 21 - 27. https://doi.org/10.22481/recic.v5i1.12949