REVISTA EDUCAÇÃO EM PÁGINAS

2023-02-04

Ao final de janeiro de 2023 a Revista Educação em Páginas (a Redupa) lança o primeiro lote de artigos de seu segundo volume. O evento coincide com o “aniversário” de seis meses de inauguração do periódico, com a publicação do primeiro lote do volume número 1, ocorrida em julho de 2022.

Ao completar seis meses de existência, a Redupa reúne toda a equipe para realizar ampla autoavaliação e decide torna-la pública. Uma primeira autoavaliação foi realizada um mês após o lançamento dos primeiros textos e uma segunda logo quando a Revista completou três meses.

Em seis meses, a Revista Educação em Páginas, que tem o propósito de publicar textos em cinco modalidades (artigos, resenhas, entrevistas, ensaios e conferências), já disponibilizou aos seus leitores textos em quatro dessas modalidades.

No que diz respeito à abrangência geográfica nacional das instituições de origem dos autores, a Revista Educação em Páginas publicou em seis meses textos oriundos de nove estados, alcançando, assim, quatro das cinco regiões brasileiras, faltando apenas a adesão do Centro-Oeste.

Ao se trazer esse recorte geográfico para o cenário internacional, a Redupa publicou textos provenientes de seis países, alcançando três continentes: África, América Latina e Europa.

Quanto ao alcance de leitores, a Revista encontrou interessados em conhecer os textos durantes os primeiros seis meses em setenta e seis países, abrangendo todos os continentes ao redor do mundo.

Tendo em vista que são apenas seis meses de existência pública, os editores da Revista Educação em Páginas, reunidos no início de fevereiro de 2023, consideram que foi um período de grandes avanços iniciais e avaliam a entrada da Revista na comunidade de científica com o conceito BOM. 

A autoavaliação tomou como referência os objetivos divulgados, o percurso caminhado no período em análise e o planejamento dos passos seguintes. A Redupa conta com metas que coadunam com o propósito de ser um veículo de difusão e circulação de conhecimentos em Educação com compromisso científico, acadêmico, social e político. Para tanto, como parte de suas ações estratégicas, a equipe da Educação em Páginas convida os leitores e autores a fazerem uso dos textos publicados em novas experiências formativas. A equipe editorial da Redupa autoavalia que a revista tem potencial para ser útil em algumas oportunidades; quais sejam: nas referências de disciplinas; nos estudos e leituras dos grupos de pesquisa; nas jornadas de estudos pedagógicos das escolas e redes de ensino; na bibliografia de editais de seleção e concursos; nas discussões curriculares; na fundamentação de novos estudos.

Ao concluir essa autoavaliação, a equipe da Revista Educação em Páginas reafirma seu compromisso em seguir aprendendo a conduzir o processo editorial do periódico com responsabilidade e com o propósito de fortalecer as condições de promoção do “encontro” entre autores e leitores por meio de suas páginas, as quais estão disponíveis de modo público, acessível e gratuito.    

REVISTA EDUCAÇÃO EM PÁGINAS  <Difusão do conhecimento e compromisso com a ciência>