Chamada para submissão de artigos em dossiê: O estágio supervisionado nos cursos de formação docente: panorama e possibilidades no contexto do ensino remoto

2020-11-14

O dossiê temático: “O estágio supervisionado nos cursos de formação docente: panorama e possibilidades no contexto do ensino remoto”, tem sua origem em um contexto marcado pela crise sanitária provocada pelo coronavírus (COVID-19). Nesse novo cenário mundial, dimensões econômicas e socioculturais são, consideravelmente, impactadas pelas ações estabelecidas para controle do contágio viral. Protocolos de isolamento e distanciamento social, priorizados como estratégias para preservação da vida, têm ameaçado o direito à educação e formação de milhares de estudantes.  As medidas adotadas por meio de decretos e portarias, relativas à suspensão de aulas presenciais e sua substituição por aulas remotas, demandam dos segmentos públicos e privados de ensino estratégias para a superação dos problemas causados pela necessidade de se estabelecer, por tempo indeterminado, aulas não presenciais.

Na educação superior, a retomada das atividades na graduação, por meio do ensino remoto, gera preocupações e questionamentos junto à comunidade acadêmica.  No âmbito da formação para a docência, as singularidades pertinentes aos componentes curriculares nem sempre encontram um repouso confortável no seio das configurações emergenciais de ensino remoto.

No que concerne à realização do estágio supervisionado em diferentes modelos, realizados no modo emergencial remoto, pensar em alternativas para materializá-lo demanda das Instituições a reorganização dos documentos normativos, dos projetos curriculares e estratégias que possam garantir a formação dos futuros professores neste campo de conhecimento. Por outro lado, fomenta alguns questionamentos junto aos professores/pesquisadores dessa área de estudo/atuação. Diante da impossibilidade de realizar o estágio presencialmente, quais poderão ser as soluções viáveis para a sua efetivação de forma remota? Considerando que as escolas, na sua maioria, não estão realizando atividades remotas e, aquelas que realizam, enfrentam muitos desafios, como promover estágios nestes contextos de ensino-aprendizagem? Quais alterações poderiam ser feitas nas configurações curriculares dos cursos de formação docente para efetivarem a realização do estágio não-presencial?

Diante do quadro exposto, ponderando essas problemáticas e observando a importância do estágio para os cursos de formação de professores, a Revista de Estudos em Educação e Diversidade – REED convida professores e pesquisadores a enviarem artigos para o número dedicado ao tema “O estágio supervisionado nos cursos de formação docente: panorama e possibilidades no contexto do ensino remoto”.

Este dossiê tem por objetivo reunir estudos voltados para a organização dos estágios curriculares obrigatórios dos cursos de formação num cenário de prevalência do ensino à distância. As contribuições devem trazer discussões sobre os limites e desafios a serem enfrentados, as possibilidades de realização do estágio e suas interfaces, analisando como são planejados, implementados e avaliados.

Organizadores

Roselane Duarte Ferraz – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – Brasil

Osmar Hélio Araújo – Universidade Federal da Paraíba – Brasil

Teresa Sarmento – Universidade do Minho – Portugal

Carlos Silva - Universidade do Minho - Portugal

Cronograma de Submissão/Publicação
Prazo para submissão: 30 de abril de 2021.
Publicação: Junho de 2021.