PERCURSOS FORMATIVOS DA ETNOGRAFIA COLABORATIVA EM EDUCAÇÃO: RESSONÂNCIAS DA ELABORAÇÃO DE UM PROTÓTIPO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v3i9.11443

Palavras-chave:

Docência, Ensino de língua portuguesa, Etnografia colaborativa, Protótipo didático

Resumo

O artigo aborda etnografia colaborativa em educação (BORTONI-RICARDO; 2008) e seus pressupostos, com ênfase aos percursos formativos docentes para o ensino de língua portuguesa, por meio da aplicação de protótipos didáticos. Sustenta-se na concepção de linguagem como prática discursiva, concebendo a leitura, a escrita e a oralidade como práticas interacionais. Apresentam-se resultados da experiência da elaboração colaborativa do protótipo didático, configurando-o como recurso metodológico assentado na pedagogia dos multiletramentos (ROJO; MOURA, 2012).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria de Fátima Silva da Rocha, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - PPGEd/UESB; Professora da Educação Básica da Secretaria Municipal de Educação de Correntina-BA; Membro do Grupo de Pesquisa Linguagem e Educação - GPLEd/UESB/CNPq

Ester Maria de Figueiredo Souza, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Pós-Doutorado em Linguística pela Universidade de Brasília (UNB). Professora Plena da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Docente dos cursos de Letras Vernáculas e Modernas, do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED), do Programa de Pós-graduação em Letras (PPGCEL) da UESB. Líder Grupo de Pesquisa Linguagem e Educação - GPLEd/UESB/CNPq

Referências

ALMEIDA, Tainá; FERREIRA, Lúcia Gracia; FERREIRA, Lucimar Gracia. Formação docente de Língua Portuguesa: um texto em análise discursiva. Fólio – Revista de Letras. v. 12, n.1. jan/jun, 2020. p. 1227-1245.

ANDRÉ, Marli Eliza. D.A.de. Etnografia da Prática Escolar. Campinas: Papirus, 2008.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

BORTONI-RICARDO, Stella Maris. O Professor pesquisador – Introdução à pesquisa qualitativa. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

DOLZ. Joaquim; SCHNEUWLY, Bernard. Gêneros e progressão em expressão oral e escrita – elementos para reflexões sobre uma experiência suíça (francófona). In: SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim (org.). Gêneros orais e escritos na escola, 3. ed. São Paulo. Mercado de Letras, 2011.

FERREIRA, Álex de Carvalho. Memórias e Cotidiano no ensino de Física a partir dos letramentos críticos: potencialidades e articulações. 111f. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista-BA, 2020.

FERREIRA, Lúcia Gracia. Memórias e a formação para a docência: trajetórias de escolarização de professores rurais iniciantes. Revista de Estudos em Educação e Diversidade. v. 1, n. 1, 2020. p. 57-71.

LIMA, Daniel Fernandes; FERREIRA, Lúcia Gracia. Leitura e escrita na escola: desafios e possibilidades na formação de leitores e escritores. REVELA -Periódico de divulgação científica da FALS. Ano IV, Nº VII, jan./abr., p. 1-10, 2010.

MATTOS, Carmem Lúcia Guimarães de. Estudos etnográficos da educação: uma revisão de tendências no Brasil. In: MATTOS, Carmem Lúcia Guimarães de; CASTRO, Paula Almeida de (org.). Etnografia e educação: conceitos e usos [online]. Campina Grande: EDUEPB, 2011.

OLIVEIRA, Maria do Socorro. TINOCO, Glícia Azevedo. SANTOS, Ivoneide Bezerra de Araújo. Projetos de letramento e formação de professores de língua materna. Editora da UFRN. 2. ed. Natal-RN, 2014.

PIMENTEL, Álamo. Considerações sobre a autoridade e o rigor nas etnografias da educação. In: MACEDO, Roberto Sidnei; GALEFFI, Dante; PIMENTEL, Álamo (org.). Um rigor outro sobre a qualidade na pesquisa qualitativa: educação e ciências humanas. Salvador: EDUFBA, 2009.

ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo. (org.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.

SILVA, Nelma Teixeira de. Protótipo didático para o ensino de Língua Portuguesa: práticas de multiletramentos na sala de aula. Belo Horizonte: Editora Dialética, 2020.

SILVA, Nelma Teixeira de; SOUZA, Ester Maria Figueiredo de. A intertextualidade no gênero discursivo anúncio publicitário a partir da estratégia protótipo didático. Revista Philologus, Ano 21, N° 63 – Supl.: Anais da X CNLF. Rio de Janeiro: CiFEFiL, set./dez. 2015.

SILVA, Nelma Teixeira de; SOUZA, Ester Maria Figueiredo de. O uso do protótipo didático como estratégia para o ensino de língua portuguesa. Pensares em Revista, São Gonçalo-RJ, n. 7, p. 127-143, jul./dez. 2015.

TORRES SANTOMÉ, Jurjo. “La investigacion etnográfica y la reconstrucción crítica en educación”. Etnografia y Disenõ Cualitativo en Investigación Educativa. Madrid: Morata, 1988, p. 11-21.

WELLER, Wivian; PFAFF, Nicolle. (org.) Metodologias da pesquisa qualitativa em educação: teoria e prática. 3. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

Downloads

Publicado

2022-09-30

Como Citar

Rocha, M. de F. S. da ., & Souza, E. M. de F. (2022). PERCURSOS FORMATIVOS DA ETNOGRAFIA COLABORATIVA EM EDUCAÇÃO: RESSONÂNCIAS DA ELABORAÇÃO DE UM PROTÓTIPO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA . Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 3(9), 1-26. https://doi.org/10.22481/reed.v3i9.11443

Edição

Seção

Artigos