INCLUSÃO EDUCACIONAL E SOCIAL: CRIANÇAS COM NECESSIDADES ESPECÍFICAS E RELAÇÃO COM PROFISSIONAIS DE APOIO
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v2i6.7991Palavras-chave:
Profissionais de Apoio., Necessidades específicas., Profissionais de Apoio. Necessidades específicas. Escola.Resumo
O objetivo deste artigo é analisar a inclusão educacional e social, a partir de um estudo sobre a relação do atendimento educacional especializado e crianças com necessidades específicas em escolas regulares. É de abordagem qualitativa, de caráter exploratório-descritivo, com corte transversal, de abordagem teórico empírico com método de coleta através de entrevista, que será analisada sob a Análise do Discurso. Teve como população, profissionais de apoio de crianças com necessidades específicas. A amostra foi composta por 7 pessoas que foram selecionadas por meio de busca ativa, respeitando-se os critérios de saturação. A partir dos questionários respondidos individualmente pelos participantes, totalizou-se 07 questionários, com 08 perguntas abertas. Foi possível perceber nesta análise, a visão destes professores mediante a inclusão social e educacional destes alunos, sendo possível avistar as falhas que ocorrem no processo de inclusão, os desafios, inseguranças, medos, superações, persistência e os avanços obtidos por essas profissionais. Enfatizamos durante este artigo, a importância da inclusão educacional e social relacionado com o trabalho dos profissionais de apoio dentro da rede de ensino. Fortalecendo a ideia de que as crianças com necessidades específicas fazem parte de todo o âmbito educacional, e não são somente em parte segregada dele.
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Referências
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