INCLUSÃO EDUCACIONAL E SOCIAL: CRIANÇAS COM NECESSIDADES ESPECÍFICAS E RELAÇÃO COM PROFISSIONAIS DE APOIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v2i6.7991

Palavras-chave:

Profissionais de Apoio., Necessidades específicas., Profissionais de Apoio. Necessidades específicas. Escola.

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar a inclusão educacional e social, a partir de um estudo sobre a relação do atendimento educacional especializado e crianças com necessidades específicas em escolas regulares. É de abordagem qualitativa, de caráter exploratório-descritivo, com corte transversal, de abordagem teórico empírico com método de coleta através de entrevista, que será analisada sob a Análise do Discurso. Teve como população, profissionais de apoio de crianças com necessidades específicas. A amostra foi composta por 7 pessoas que foram selecionadas por meio de busca ativa, respeitando-se os critérios de saturação. A partir dos questionários respondidos individualmente pelos participantes, totalizou-se 07 questionários, com 08 perguntas abertas. Foi possível perceber nesta análise, a visão destes professores mediante a inclusão social e educacional destes alunos, sendo possível avistar as falhas que ocorrem no processo de inclusão, os desafios, inseguranças, medos, superações, persistência e os avanços obtidos por essas profissionais. Enfatizamos durante este artigo, a importância da inclusão educacional e social relacionado com o trabalho dos profissionais de apoio dentro da rede de ensino. Fortalecendo a ideia de que as crianças com necessidades específicas fazem parte de todo o âmbito educacional, e não são somente em parte segregada dele.

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Publicado

2021-12-31

Como Citar

Gandra Brandão, V. B. ., Santos Ribeiro, I. T. ., & Nogueira Ruas, K. . (2021). INCLUSÃO EDUCACIONAL E SOCIAL: CRIANÇAS COM NECESSIDADES ESPECÍFICAS E RELAÇÃO COM PROFISSIONAIS DE APOIO. Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 2(6), 1-15. https://doi.org/10.22481/reed.v2i6.7991

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Artigos