A DIMENSÃO DA SOCIALIZAÇÃO PROFISSIONAL DOS SABERES DOCENTES: EXPERIÊNCIAS SIGNIFICATIVAS PARA A DOCÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v2i6.8854Palavras-chave:
Saberes docentes, Socialização profissional, Exercício docenteResumo
O presente artigo é o recorte de uma pesquisa de Mestrado que analisou as representações sociais de professores sobre a docência superior. O objetivo da discussão foi apresentar a dimensão da socialização profissional que está imbricada nos saberes docentes, articulando a mobilização desses saberes com questões que envolvem a experiência e os contextos significativos para o exercício profissional. A abordagem da pesquisa é qualitativa com a perspectiva interpretativa. Os participantes foram seis professores do curso de Pedagogia de uma universidade pública da Bahia. Os dados foram obtidos por meio de entrevista semiestruturada e a análise foi efetivada a partir da técnica de Análise de Conteúdo. Por meio do estudo, constatamos que o processo de socialização envolve uma construção de saberes ligados tanto a questões profissionais quanto as questões de ordem pessoal, as quais os docentes levarão consigo para o resto de suas vidas e que repercutirão no exercício docente.
Downloads
Referências
AMADO, João. Manual de investigação qualitativa em Educação. 3. ed. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2017.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BARRETO, Denise Aparecida Brito; OLIVEIRA, Albertina Lima; SEIXAS, Ana Maria. dimensão social e política da autonomia. Revista Educação em Questão, v. 55, p. 58-83, dez 2017.
BOGDAN, Robert.; BIKLEN, Sari. Investigação Qualitativa em Educação. Porto: Porto Editora , v. Colecção Ciências da Educação, 1994.
CUNHA, Maria Izabel; ZANCHET, Beatriz Maria Boechio. A problemática dos professores iniciantes: tendência e prática investigativa no espaço universitário. Revista Educação. Porto Alegre, v. 33, p. 189-197, set/dez 2010.
DE ABREU, E. F.; DE ALENCAR, H. M.; COUTO, L. L. M. Formação Acadêmica e influência dos professores nos projetos profissionais de universitários. Práxis Educacional. Vitória da Conquista, v. 15, p. 430-451, 2019.
DUBAR, Claude. A socialização: construção das identidades sociais e profissionais. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GAUTHIER, Clermot. Por uma teoria da Pedagogia. Pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. 3. ed. Ijuí: Unijuí, 2013.
GOLDENBERG, Mirian. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais. 8. ed. São Paulo: Record, 2001.
MARCELO GARCIA, Carlos. Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto, PT: Porto, 1999.
MELO, Geovana Ferreira; PIMENTA, Selma Garrido. Socialização profissional de docentes na universidade: contribuições teóricas para o debate. Revista Linhas, v. 20, p. 51-77, 2019.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio da pesquisa social. In: MINAYO, M. C. D. S. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 1. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2016. Cap. 1, p. 9-28.
NÓVOA, António. Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1995.
PIMENTA, Selma Garrido; ANASTASIOU, Lea das Graças Camargo. Docência no Ensino Superior. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2014.
TARDIF, Maurice; RAYMOND, Danielle. Saberes, tempo e aprendizagem do trabalho no magistério. Revista Educação & Sociedade, v. 21, p. 209-244, Dezembro XXI.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista de Estudos em Educação e Diversidade - REED
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.