A DIMENSÃO DA SOCIALIZAÇÃO PROFISSIONAL DOS SABERES DOCENTES: EXPERIÊNCIAS SIGNIFICATIVAS PARA A DOCÊNCIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v2i6.8854

Palavras-chave:

Saberes docentes, Socialização profissional, Exercício docente

Resumo

O presente artigo é o recorte de uma pesquisa de Mestrado que analisou as representações sociais de professores sobre a docência superior. O objetivo da discussão foi apresentar a dimensão da socialização profissional que está imbricada nos saberes docentes, articulando a mobilização desses saberes com questões que envolvem a experiência e os contextos significativos para o exercício profissional. A abordagem da pesquisa é qualitativa com a perspectiva interpretativa. Os participantes foram seis professores do curso de Pedagogia de uma universidade pública da Bahia. Os dados foram obtidos por meio de entrevista semiestruturada e a análise foi efetivada a partir da técnica de Análise de Conteúdo. Por meio do estudo, constatamos que o processo de socialização envolve uma construção de saberes ligados tanto a questões profissionais quanto as questões de ordem pessoal, as quais os docentes levarão consigo para o resto de suas vidas e que repercutirão no exercício docente. 

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Biografia do Autor

Edmila Silva de Oliveira, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Mestra em Educação. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia -UESB.  Professora substituta da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia/UFRB. Membro do Grupo de Pesquisa Estudos em Linguagem, Formação de Professores e Práticas Educativas (GELFORPE).

Denise Aparecida Brito Barreto, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Doutora em Educação - FACED/UFBA -Pós-doutora em Educação - FPCE/ Universidade de Coimbra - Professora Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB -Programa de Pós-graduação em Educação - PPGED/UESB

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Publicado

2021-12-31

Como Citar

Oliveira, E. S. de, & Barreto, D. A. B. (2021). A DIMENSÃO DA SOCIALIZAÇÃO PROFISSIONAL DOS SABERES DOCENTES: EXPERIÊNCIAS SIGNIFICATIVAS PARA A DOCÊNCIA. Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 2(6), 1-15. https://doi.org/10.22481/reed.v2i6.8854

Edição

Seção

Artigos