ENTREVISTA COM A PROFESSORA MAISA HELENA ALTARUGIO: : O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DOCENTE: PANORAMA E POSSIBILIDADES NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v2i4.8970Palavras-chave:
Estágio Supervisionado, Formação Docente, LicenciaturasResumo
Nesta entrevista, a professora Maísa gentilmente nos apresenta seu ponto de vista sobre o estágio supervisionado em tempos de pandemia, trazendo excelentes reflexões ao momento vivido, mas que permanecem ecoando ao futuro da formação docente. Sobre a Maísa Helena Altarugio é doutora em Educação pela Universidade de São Paulo, instituição onde realizou mestrado em Ensino de Ciências e conclui o bacharelado e a licenciatura em química. Professora Adjunto da Universidade Federal desde 2008, credenciada como docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática com orientações voltadas ao ensino de ciências e outros temas relacionados à produção de conhecimento nas escolas. Desenvolveu projetos de pesquisa sobre Estágio Supervisionado, como “O estágio supervisionado como espaço e possibilidade para a reflexão, (re)construção dos saberes e constituição do papel do orientador de estágio” e “Reflexão, (re)construção dos saberes e constituição do papel do orientador de estágio supervisionado”. Publicou, dentre outros, o artigo “Método Educacional Psicodramático como metodologia ativa no contexto do estágio supervisionado”, na Revista Brasileira de Psicodrama, e o capítulo de livro em coautoria com Samuel Souza Neto “A orientação de estágio supervisionado pelo professor universitário novato: desafios, qualidades e implicações para o processo de formação docente”.
Downloads
Referências
xx
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista de Estudos em Educação e Diversidade - REED
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.