A MAGIA DOS BRINQUEDOS DA NATUREZA: A POTÊNCIA DOS QUATRO ELEMENTOS - TERRA, ÁGUA, AR E FOGO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v2i6.9858

Palavras-chave:

Criança, Brincar livre, Natureza

Resumo

Este estudo é fruto de uma investigação de Iniciação Científica, em desenvolvimento, que analisa a potencialidade dos materiais não estruturados, na produção de brinquedos e brincadeiras para as crianças, em espaços públicos da cidade de Jequié- BA. Trata-se de uma pesquisa baseada em autores como Damasceno (2019), Tiriba (2010), Machado (2016), Piorski (2016) e outros. Assim, intencionou promover reflexões referentes ao papel das brincadeiras das crianças que utilizam os quatro elementos da natureza e as possibilidades dessa experiência ser potencialmente performance, que deixa fluir o espírito livre da criança para interagir, imaginar e criar cenas das minúsculas situações da vida cotidiana. A discussão se dá em duas partes:1) brincar livre na natureza e suas potencialidades; 2) Os quatro elementos da natureza no Brincar. Desse modo, conseguimos dialogar acerca da importância de haver esse lugar de vida, liberdade e convivência para que as crianças possam brincar em meio a natureza, conhecendo a si mesmas e descobrindo o universo com autonomia, integralidade e respeito com o meio ambiente

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marilete Calegari Cardoso, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Professora Adjunta do Departamento de Ciências Humanas e letras – DCHL/ Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia- UESB, campus Jequié. Doutora em Educação - UFBA. Professora do Programa de Pós Graduação em Educação (Mestrado) – PPGED. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Ludicidade E Infância - GEPELINF. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Educação, Didática e Ludicidade–GEPEL/UFBA.

Fernanda Kelly Barros Lago, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia- UESB

Graduanda no curso de Pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB, campus Jequié. Bolsista (Voluntária) no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. Bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIC-UESB. Membra do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Ludicidade e Infância GEPELINF/CNPq. 

Crislaine Dias dos Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Graduanda no curso de licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB; Campus Jequié. Membra do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Ludicidade e Infância GEPELINF/CNPq. Estudante bolsista (FAPESB) do Programa de Iniciação Científica PIC – UESB

Referências

AMICONE, G.; PETRUCCELLI, I.; DOMINICIS, S.; GHERARDINI, A.; COSTANTINO, V.; PERUCCHINI, P.; BONAIUTO, M. GREEN BREAKS. The Restorative Effect of the School Environment’s Green Areas on Children’s Cognitive Performance. Frontiers in Psychology. Out. 2018. Published online 2018 Oct 2. Disponível em: https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fpsyg.2018.01579/full. Acesso em: 20 jan. 2020.

BACHELARD, Gaston. O ar e os sonhos: ensaios sobre a imaginação do movimento. Tradução de Antonio de Pádua Danesi. 2 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

BARROS, Manoel de. Memórias inventadas: as infâncias de Manoel de Barros. São Paulo: Planeta do Brasil, 2010.

BARROS, Maria Isabel Amando de. Desemparedamento da infância: a escola como lugar de encontro com a natureza. 2 ed. Alana: Rio de Janeiro, 2018.

BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Secretaria de Educação Básica (SEB). Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEB, 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/diretrizescurriculares_2012.pdf. Acesso em: 20 jan. 2020.

CARDOSO, Marilete Calegari; SOUZA, Ana Lúcia Santos. Praças Públicas Comunitárias na “Cidade Sol” - Jequié-BA: territórios lúdicos de diálogos constante entre educação e democracia. Crítica Educativa (Sorocaba/SP), v. 6, n. 1, p. 1-19, 2020. Disponível em: https: https://www.criticaeducativa.ufscar.br/index.php/criticaeducativa/article/view/459. Acesso em: 20 jan. 2020.

CARDOSO, Marilete Calegari. Catadoras do brincar: o olhar sensível das professoras acerca do brincar livre no ensino fundamental I e suas ressonâncias para a profissionalidade docente. 2018. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2018.

DAMASCENO, Mônica Maria Siqueira. Educação ambiental vivencial e o desenvolvimento cognitivo e socioafetivo de crianças com TDAH. 2019. Monografia (Doutorado) – Curso de Ambiente e Desenvolvimento, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, dez. 2019. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2763. Acesso em: 20 jan. 2020.

FERRAZ, R. C. S. N.; FERREIRA. L. G. O ato de ensinar como estado de ludicidade. In: ANDRADE, D. M. M.; ABREU, R. (Org.). Formação de professores e ludicidade: sobre sonhos possíveis. Curitiba: CRV, 2019. p. 77-86.

FERREIRA, Lúcia Gracia. Formação de professores e ludicidade: reflexões contemporâneas num contexto de mudanças. Revista de Estudos em Educação e Diversidade, v. 1, n. 2, 410-431. 2020. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/reed/article/view/7901. Acesso em: 13 jan. 2021.

FERREIRA, L. G. Os Ateliês Biográficos de Projeto e os processos formativos de professores: diálogos, (auto) biografia e ludicidade. APRENDER - Caderno de Filosofia e Psicologia da Educação, Vitória da Conquista Ano IX n. 15 p.99-110 2015. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/aprender/article/view/2458. Acesso em: 13 out. 2016.

FLEURY, Laís. Relação Sociedade-Natureza, Saúde e Educação: Reflexões Multidisciplinares. In: DAMASCENO, Mônica Maria Siqueira; et al. Relação Sociedade-Natureza, Saúde e Educação: reflexões multidisciplinares. Quipá Editora. Crato – Ceará. 2020.

GUIMARÃES, R. S.; FERREIRA, L. G. Formação lúdica: processos de construção da docência. In: CASTRO, J. T.; GALVÃO FILHO, T.; LUNA, A.V. A.; GALVÃO, N. C. S. S. Educação Científica, Inclusão e Diversidade. Cruz das Almas, BA: EDUFRB, 2020. p. 171-182.

INSTITUTO BUTANTAN. Como surgiu o novo coronavírus? Conheça as teorias mais aceitas sobre sua origem. São Paulo: Instituto Butantan. 2021. Disponível em: https://butantan.gov.br/covid/butantan-tira-duvida/tira-duvida-noticias/como-surgiu-o-novo-coronavirus-conheca-as-teorias-mais-aceitas-sobre-sua-origem. Acesso em: 30 jun. 2021.

JAMES, Peter, et al. Exposure to Greenness and Mortality in a Nationwide Prospective Cohort Study of Women. 2016. Environ Health Perspect 124: 1344–1352. Disponível em: https://ehp.niehs.nih.gov/doi/10.1289/ehp.1510363. Acesso em: 10 dez. 2021.

JESUS, Mary Nádia de Azevedo Lima de; CARDOSO, Marilete Calegari. Teatro de fantoches como fonte de experiências brincantes: reflexões para pensar a autoria narrativa infantil. VIII Seminário Nacional e IV Seminário Internacional sobre Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, 8, Vitória da Conquista-BA. Anais [...], v. 8, n. 10, p. 1-12, maio, 2021.

MACHADO, A. L. A criança é um ser brincante. Educando tudo muda. 2016. Disponível em: http://www.educandotudomuda.com.br/tag/a-crianca-e-um-ser-brincante. Acesso em: 20 jan. 2020.

_______________. O melhor brinquedo para a criança é a própria natureza. Ciclo vivo. 2018. Disponível em: https://ciclovivo.com.br/vida-sustentavel/equilibrio/brinquedo-crianca-natureza. Acesso em: 30 jun. 2021.

MOREIRA, Luciana Queiroz Rodrigues. Brincando Com Os 4 Elementos Da Natureza: Água, Fogo, Terra E Ar. Revista EA - Nº 63. Brincando com a natureza. 05/03/2018. Disponível em: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=3172. Acesso em: 10 dez. 2021.

PIORSKI, Gandy, Brinquedos do chão a Natureza, o imaginário e o brincar. São Paulo, Ed. Petrópolis, 2016.

SARMENTO, Manuel J. As culturas da infância nas encruzilhadas da 2ª modernidade. In: SARMENTO, Manuel; CERISARA, Ana Beatriz (Org.). Crianças e miúdos: perspectivas sociopedagógicas sobre infância e educação. Porto: Edições Asa, 2004. p. 9-34.

TIRIBA, Léa. Crianças da natureza. In: I Seminário Nacional: Currículo em Movimento – perspectivas atuais. 1, nov., 2010, Belo Horizonte-MG. Anais [...] v.1, Belo Horizonte-MG, 2010.

TIRIBA, Léa. Prefácio In.: BARROS, Maria Isabel Amando de. Desemparedamento da infância: A escola como lugar de encontro com a natureza. 2 ed. Alana: Rio de Janeiro, 2018.

TONUCCI, Francesco. O Direito de Brincar: uma necessidade para as crianças, uma potencialidade para a escola e a cidade. Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista – Bahia – Brasil, v. 16, n. 40, p. 234-257, jul./set. 2020. Disponível em: http://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/issue/view/393. Acesso em: 20 jul. 2020.

VIGOTSKY, L. S. M. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

Downloads

Publicado

2021-12-31

Como Citar

Cardoso, M. C., Lago, F. K. B., & Santos, C. D. dos. (2021). A MAGIA DOS BRINQUEDOS DA NATUREZA: A POTÊNCIA DOS QUATRO ELEMENTOS - TERRA, ÁGUA, AR E FOGO . Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 2(6), 1-17. https://doi.org/10.22481/reed.v2i6.9858

Edição

Seção

Dossiê Temático