As Contribuições do Pibid para a Formação Docente: uma análise a partir das práticas adotadas no ensino remoto emergencial
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v7i1.10569Palavras-chave:
Pibid, Ensino Remoto Emergencial, formação docenteResumo
O presente trabalho tem como objetivo analisar as contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) para a formação inicial docente, a partir das práticas adotadas pelos bolsistas do subprojeto de Letras - Língua Portuguesa da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), durante o contexto do Ensino Remoto Emergencial (ERE). Para darmos conta desse objetivo, adotamos algumas noções teóricas sobre as contribuições do Programa à formação (TARDIF, 2007; BRITO, 2012) e sobre os desafios nas práticas pedagógicas adotadas no ERE (GARCIA et al., 2020). Em termos metodológicos, após levantamento bibliográfico, aplicou-se um questionário, por meio do formulário eletrônico, que se dividia nas seguintes seções: (1) As práticas utilizadas no Ensino Remoto Emergencial; (2) Avaliação pessoal das contribuições do Programa para a formação profissional na pandemia. Como resultado, constatou-se que o Pibid durante a pandemia, no Subprojeto Letras/Unilab/Ceará, manteve a sua coerência, permitindo ao futuro professor articular seus conhecimentos nos campos práticos da educação.
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