O conto de fadas transvendo o mundo: criatividade, imaginação e fantasia nas aulas de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental

Autores

  • Aline Milena Borges da Silva Dias Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.22481/riduesb.v7i2.10761

Palavras-chave:

Literatura, Estágio, Contos de fadas, Narrativas, Releitura

Resumo

Este trabalho é resultante de um projeto didático desenvolvido na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado em Português III, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que objetiva despertar, em alunos do sexto ano da modalidade regular de uma escola estadual de Igarassu-PE, além do interesse e curiosidade pela leitura do texto literário, um senso criativo para construção de releituras das histórias atemporais dos contos de fadas. O projeto atende a uma regência de 20 horas-aula e foi realizado em sequência ao período de observação da escola e da turma, realizado no mesmo tempo de duração. Sendo assim, para o seu planejamento, foram analisadas questões do cotidiano e cultura escolar, das relações em sala de aula e da prática pedagógica da professora supervisora do estágio. Portanto, a partir das provocações geradas pela leitura/escuta dos contos de fadas e do tensionamento dos elementos que compõem a sua materialidade multissemiótica, foram conduzidos momentos de pesquisa, reconto e produção de releituras, nos quais foi possível aprofundar (e mesmo introduzir) os alunos no universo mágico dessas histórias bem como recriá-las ludicamente através de modos alternativos de imaginar e conceber seus personagens.

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Biografia do Autor

Aline Milena Borges da Silva Dias, Universidade Federal de Pernambuco

Graduanda de Licenciatura em Letras - Português pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Bolsista de Iniciação Científica CNPQ (2021-2022). E-mail: aline.borgessilva@ufpe.br

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Publicado

2022-12-26

Como Citar

Dias, A. M. B. da S. (2022). O conto de fadas transvendo o mundo: criatividade, imaginação e fantasia nas aulas de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental. Revista De Iniciação à Docência, 7(2), 10-25. https://doi.org/10.22481/riduesb.v7i2.10761