As concepções dos estudantes da Universidade Regional do Cariri – Urca/Unidade Descentralizada de Missão Velha - Ceará sobre Educação Ambiental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/riduesb.v7i2.10821

Palavras-chave:

Concepções, Educação Ambiental, Questões ambientais, Sociedade

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar as concepções dos estudantes, da Universidade Regional do Cariri – Urca/Unidade Descentralizada de Missão Velha-Ceará sobre Educação Ambiental. A pesquisa do tipo exploratória, descritiva e de natureza quali-quantitativa foi desenvolvida com os acadêmicos do 5º e 9º semestres do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da Urca. Para isso, utilizou-se de um questionário semiestruturado, contendo cinco questões subjetivas e seis objetivas. A análise dos dados evidenciou que os estudantes compreendem a Educação Ambiental como sendo uma mudança de postura do homem com a natureza, sendo assim, justificam a importância de adotar hábitos conscientes, comportamentos e valores que promovam a qualidade de vida para todos(as). Conclui-se que as discussões e os debates sobre a Educação Ambiental ocorreram de forma significativa, elucidando a importância para temática. Sendo assim, emerge a necessidade de ampliar o dialogar com a comunidade escolar, acadêmica e toda a sociedade a fim de dinamizar a perspectiva de ampliar o debate sobre as questões ambientais, tornando os estudantes mais críticos, participativos e colaborativos.

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Biografia do Autor

Alan Belizário Cruz, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Regional do Cariri (Urca). Pós-graduado em Educação Ambiental pela Universidade Regional do Cariri (Urca). Mestrando em Educação Científica e Formação de Professores pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), campus Jequié-BA. E-mail: alanbelizariocruz@gmail.com

Maria Eudair Oliveira da Silva, Universidade Regional do Cariri

Licenciatura plena em Ciências Biológicas. Especialização em andamento em Ensino de Biologia. E-mail: maria.eudair@urca.br

Cicero Magerbio Gomes Torres, Universidade Regional do Cariri

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará - UFC, Linha de Pesquisa Educação, Currículo e Ensino/ Eixo Ensino de Ciências. Mestre em Educação, pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB (2007), Linha de P esquia Políticas Públicas e Práticas educativas, possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Regional do Cariri - URCA (2003) . Atualmente é professor efetivo da Universidade Regional do Cariri - URCA, lecionando no Curso de Ciências Biológicas, no Mestrado Profissional em Ensino de Física da URCA e no Mestrado Profissional em Educação. Desde a graduação atua na área de Ensino de Ciências. Atualmente é membro da Sociedade Brasileira de Ensino de Biologia - SBenBio.

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Publicado

2022-12-26

Como Citar

Cruz, A. B., Silva, M. E. O. da, & Torres, C. M. G. (2022). As concepções dos estudantes da Universidade Regional do Cariri – Urca/Unidade Descentralizada de Missão Velha - Ceará sobre Educação Ambiental. Revista De Iniciação à Docência, 7(2), 226-240. https://doi.org/10.22481/riduesb.v7i2.10821