Disciplina de Didática em cursos de Pedagogia da Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte: uma amostragem regional

Autores

  • Alexandro da Silva Nunes Universidade Federal da Paraíba
  • Daniel Rodrigues Universidade Federal da Paraíba
  • Raquel Felix Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.22481/riduesb.v7i2.11006

Palavras-chave:

Didática, Formação de Professores, Licenciatura em Pedagogia, Educação

Resumo

Esta pesquisa objetivou investigar o ensino de Didática nas universidades dos estados da Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte por meio dos Projetos Pedagógicos do Curso de Pedagogia das unidades pesquisadas. Os questionamentos que embasaram a construção deste artigo foram: o que as Licenciaturas em Pedagogia das universidades públicas da Paraíba, Ceará e do Rio Grande do Norte propõem aos estudantes, no currículo oficial, sobre a Didática? Como a disciplina de Didática é situada nessas licenciaturas em Pedagogia? E a abordagem que as universidades trazem acerca da disciplina de Didática condiz com o seu papel formador nas licenciaturas? Em termos metodológicos, é uma pesquisa qualitativa, sendo designada como exploratória, e a técnica de coleta de dados utilizada foi a análise documental. Buscou-se embasamento teórico nos estudos de Alarcão (2020), Franco (2014), Pimenta (2019), entre outros autores. Os resultados encontrados nos permitem dizer que as universidades devem dar mais atenção à referida disciplina, tendo em vista a sua relevância para a formação de professores. É necessário, portanto, ministrar a disciplina de Didática mostrando-a como ciência, pois um dos seus objetivos deve ser mudar a perspectiva de ensino visado somente em métodos e levá-lo ao viés de (trans)formação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandro da Silva Nunes, Universidade Federal da Paraíba

Licenciando em Letras Língua Portuguesa pela Universidade Federal da Paraíba no Centro de Ciências Aplicadas e Educação (UFPB/CCAE) e aluno pesquisador do Laboratório de práticas, estudos e pesquisas em formação de professores (Laconex@o | UFPB). E-mail: nunesalexandro620@gmail.com.

Daniel Rodrigues, Universidade Federal da Paraíba

Licenciando em Matemática pela Universidade Federal da Paraíba no Centro de Ciências Aplicadas e Educação (UFPB/CCAE) e aluno pesquisador do Laboratório de práticas, estudos e pesquisas em formação de professores (Laconex@o | UFPB). E-mail: daniel05_rodrigues@hotmail.com.

Raquel Felix, Universidade Federal da Paraíba

Licencianda em Letras Língua Portuguesa pela Universidade Federal da Paraíba no Centro de Ciências Aplicadas e Educação (UFPB/CCAE) e aluna pesquisadora do Laboratório de práticas, estudos e pesquisas em formação de professores (Laconex@o | UFPB). E-mail: felixraquel322@gmail.com.

Referências

ALARCÃO, Isabel. Didática: que sentido na atualidade? Revista Cocar, Edição Especial N.8. Jan./Abr./2020 p. 11-27. Disponível em: <https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3066>. Acesso em: 10 de dezembro de 2021.

ARAÚJO, Osmar; FORTUNATO, Ivan; CASTRO, Francisco. Ensino de Didática na formação docente: Como? Por quê? Qual? Quem?. Revista Cocar, Pará, Edição Especial N.8. (p. 67-85) Jan./Abr./ 2020. Disponível em: <https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/issue/view/Edi%C3%A7%C3%A3o%20Especial>. Acesso em: 10 de dezembro de 2021.

ARAÚJO, Osmar. Didática e a prática docente na escola básica em uma perspectiva crítica de educação. Germinal: Marxismo e educação Em Debate, v. 11, n. 1. Set. 2019, p. 277–287. Disponível em: <https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/28870>. Acesso em: 09 de agosto de 2022.

BRANDÃO, Zaia. Abordagens alternativas para o ensino da Didática. In: CANDAU, Vera Maria. (org.). A Didática em questão. 28ed. Petrópolis: Vozes, 2008. p. 55-75.

COMÊNIUS, João Amós. Didática Magna. São Paulo: CalousteGulbenkian, 1952.

CUNHA, Maria Isabel. O tema da formação de professores: trajetórias e tendências do campo na pesquisa e na ação. Educ. Pesqui. São Paulo, Ahead of print, 2013. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S1517-97022013005000014>. Acesso em: 23 de julho de 2022.

FRANCO, Maria Amélia Santoro; PIMENTA, Selma Garrido. Apresentação. In: FRANCO, Maria Amélia Santoro; PIMENTA, Selma Garrido (Org.). DIDÁTICA: EMBATES CONTEMPORÂNEOS. 3ª ed. São Paulo: Edições Loyola, 2014. p. 07-14.

FRANCO, Maria Amélia Santoro. Didática e pedagogia: da teoria de ensino à teoria da formação. In: FRANCO, Maria Amélia Santoro; PIMENTA, Selma Garrido (Org.). DIDÁTICA: EMBATES CONTEMPORÂNEOS. 3ª ed. São Paulo: Edições Loyola, 2014. p. 75-99.

LIBÂNEO, José Carlos. O campo teórico e profissional da Didática hoje: entre Ítaca e o canto das sereias. In: FRANCO, Maria Amélia Santoro; PIMENTA, Selma Garrido (Org.). DIDÁTICA: EMBATES CONTEMPORÂNEOS. 3ª ed. São Paulo: Edições Loyola, 2014. p. 43-73.

OLIVEIRA, Inês. Processos didáticos cotidianos e modelos político-ideológicos de base: uma discussão. In: FRANCO, Maria Amélia Santoro; PIMENTA, Selma Garrido (Org.). DIDÁTICA: EMBATES CONTEMPORÂNEOS. 3ª ed. São Paulo: Edições Loyola, 2014. p. 133-154.

PIMENTA, Selma Garrido. As ondas críticas da Didática em movimento: resistência ao tecnicismo/neotecnicismo neoliberal. In: SILVA, Marco; NASCIMENTO, Cláudio Orlando Costa do; ZEN, Giovana Cristina (Org.). Didática: abordagens teóricas contemporâneas. Salvador: EDUFBA, 2019. p. 19-64.

PIMENTA, Selma Garrido. Epistemologia da prática ressignificando a Didática. In: FRANCO, Maria Amélia Santoro; PIMENTA, Selma Garrido (Org.). DIDÁTICA: EMBATES CONTEMPORÂNEOS. 3ª ed. São Paulo: Edições Loyola, 2014. p. 15-41.

POLIDORO, Lurdes de Fátima; STIGAR, Robson. A transposição Didática: a passagem do saber científico para o saber escolar. Ciberteologia- Revista de Teologia e Cultura, ano VI, n.27, 2010. Disponível em: <http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/2010/Ensino_religioso/transposicao_didatica.pdf>. Acesso em: 01 de dezembro de 2021.

RIOS, Terezinha Azerêdo. Ampliar o diálogo de saberes para a docência. In: FRANCO, Maria Amélia Santoro; PIMENTA, Selma Garrido (Org.). DIDÁTICA: EMBATES CONTEMPORÂNEOS. 3ª ed. São Paulo: Edições Loyola, 2014. p. 101-131.

Downloads

Publicado

2022-12-26

Como Citar

Nunes, A. da S., Rodrigues, D., & Felix, M. R. dos S. (2022). Disciplina de Didática em cursos de Pedagogia da Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte: uma amostragem regional. Revista De Iniciação à Docência, 7(2), 167-187. https://doi.org/10.22481/riduesb.v7i2.11006