Disciplina de Didática em cursos de Pedagogia da Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte: uma amostragem regional
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v7i2.11006Palavras-chave:
Didática, Formação de Professores, Licenciatura em Pedagogia, EducaçãoResumo
Esta pesquisa objetivou investigar o ensino de Didática nas universidades dos estados da Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte por meio dos Projetos Pedagógicos do Curso de Pedagogia das unidades pesquisadas. Os questionamentos que embasaram a construção deste artigo foram: o que as Licenciaturas em Pedagogia das universidades públicas da Paraíba, Ceará e do Rio Grande do Norte propõem aos estudantes, no currículo oficial, sobre a Didática? Como a disciplina de Didática é situada nessas licenciaturas em Pedagogia? E a abordagem que as universidades trazem acerca da disciplina de Didática condiz com o seu papel formador nas licenciaturas? Em termos metodológicos, é uma pesquisa qualitativa, sendo designada como exploratória, e a técnica de coleta de dados utilizada foi a análise documental. Buscou-se embasamento teórico nos estudos de Alarcão (2020), Franco (2014), Pimenta (2019), entre outros autores. Os resultados encontrados nos permitem dizer que as universidades devem dar mais atenção à referida disciplina, tendo em vista a sua relevância para a formação de professores. É necessário, portanto, ministrar a disciplina de Didática mostrando-a como ciência, pois um dos seus objetivos deve ser mudar a perspectiva de ensino visado somente em métodos e levá-lo ao viés de (trans)formação.
Downloads
Referências
ALARCÃO, Isabel. Didática: que sentido na atualidade? Revista Cocar, Edição Especial N.8. Jan./Abr./2020 p. 11-27. Disponível em: <https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3066>. Acesso em: 10 de dezembro de 2021.
ARAÚJO, Osmar; FORTUNATO, Ivan; CASTRO, Francisco. Ensino de Didática na formação docente: Como? Por quê? Qual? Quem?. Revista Cocar, Pará, Edição Especial N.8. (p. 67-85) Jan./Abr./ 2020. Disponível em: <https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/issue/view/Edi%C3%A7%C3%A3o%20Especial>. Acesso em: 10 de dezembro de 2021.
ARAÚJO, Osmar. Didática e a prática docente na escola básica em uma perspectiva crítica de educação. Germinal: Marxismo e educação Em Debate, v. 11, n. 1. Set. 2019, p. 277–287. Disponível em: <https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/28870>. Acesso em: 09 de agosto de 2022.
BRANDÃO, Zaia. Abordagens alternativas para o ensino da Didática. In: CANDAU, Vera Maria. (org.). A Didática em questão. 28ed. Petrópolis: Vozes, 2008. p. 55-75.
COMÊNIUS, João Amós. Didática Magna. São Paulo: CalousteGulbenkian, 1952.
CUNHA, Maria Isabel. O tema da formação de professores: trajetórias e tendências do campo na pesquisa e na ação. Educ. Pesqui. São Paulo, Ahead of print, 2013. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S1517-97022013005000014>. Acesso em: 23 de julho de 2022.
FRANCO, Maria Amélia Santoro; PIMENTA, Selma Garrido. Apresentação. In: FRANCO, Maria Amélia Santoro; PIMENTA, Selma Garrido (Org.). DIDÁTICA: EMBATES CONTEMPORÂNEOS. 3ª ed. São Paulo: Edições Loyola, 2014. p. 07-14.
FRANCO, Maria Amélia Santoro. Didática e pedagogia: da teoria de ensino à teoria da formação. In: FRANCO, Maria Amélia Santoro; PIMENTA, Selma Garrido (Org.). DIDÁTICA: EMBATES CONTEMPORÂNEOS. 3ª ed. São Paulo: Edições Loyola, 2014. p. 75-99.
LIBÂNEO, José Carlos. O campo teórico e profissional da Didática hoje: entre Ítaca e o canto das sereias. In: FRANCO, Maria Amélia Santoro; PIMENTA, Selma Garrido (Org.). DIDÁTICA: EMBATES CONTEMPORÂNEOS. 3ª ed. São Paulo: Edições Loyola, 2014. p. 43-73.
OLIVEIRA, Inês. Processos didáticos cotidianos e modelos político-ideológicos de base: uma discussão. In: FRANCO, Maria Amélia Santoro; PIMENTA, Selma Garrido (Org.). DIDÁTICA: EMBATES CONTEMPORÂNEOS. 3ª ed. São Paulo: Edições Loyola, 2014. p. 133-154.
PIMENTA, Selma Garrido. As ondas críticas da Didática em movimento: resistência ao tecnicismo/neotecnicismo neoliberal. In: SILVA, Marco; NASCIMENTO, Cláudio Orlando Costa do; ZEN, Giovana Cristina (Org.). Didática: abordagens teóricas contemporâneas. Salvador: EDUFBA, 2019. p. 19-64.
PIMENTA, Selma Garrido. Epistemologia da prática ressignificando a Didática. In: FRANCO, Maria Amélia Santoro; PIMENTA, Selma Garrido (Org.). DIDÁTICA: EMBATES CONTEMPORÂNEOS. 3ª ed. São Paulo: Edições Loyola, 2014. p. 15-41.
POLIDORO, Lurdes de Fátima; STIGAR, Robson. A transposição Didática: a passagem do saber científico para o saber escolar. Ciberteologia- Revista de Teologia e Cultura, ano VI, n.27, 2010. Disponível em: <http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/2010/Ensino_religioso/transposicao_didatica.pdf>. Acesso em: 01 de dezembro de 2021.
RIOS, Terezinha Azerêdo. Ampliar o diálogo de saberes para a docência. In: FRANCO, Maria Amélia Santoro; PIMENTA, Selma Garrido (Org.). DIDÁTICA: EMBATES CONTEMPORÂNEOS. 3ª ed. São Paulo: Edições Loyola, 2014. p. 101-131.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista de Iniciação à Docência
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.