Ensino de Óptica no Pibid: uma abordagem com uso de vídeos durante a pandemia da covid-19

Autores

  • Alerf de Paula Dornel Núcleo de Estruturação do Ensino de Física, Curso de Mestrado em Ensino de Física, Instituto Federal do Espírito Santo
  • Gustavo Arruda Verneck Curso de Licenciatura em Física - Instituto Federal do Espírito Santo
  • Tatiana Souza Graça Curso de Licenciatura em Física - Instituto Federal do Espírito Santo
  • Luiz Otavio Buffon Núcleo de Estruturação do Ensino de Física - Coordenadoria de Física - Mestrado em Ensino de Física - Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Cariacica https://orcid.org/0000-0002-8283-2550
  • Cleiton Kenup Piumbini Núcleo de Estruturação do Ensino de Física - Coordenadoria de Mestrado em Ensino de Física - Coordenadoria de Física - Instituto Federal do Espírito Santo https://orcid.org/0000-0002-9579-4995
  • Adriano Ricardo da Silva Trabach Secretaria da Educação do Estado do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.22481/riduesb.v7i2.11040

Palavras-chave:

Aprendizagem Significativa, Vídeo, Pibid, Ensino de Óptica, Pandemia da covid-19

Resumo

Este relato tem como objetivo apresentar a construção, aplicação e os resultados de uma intervenção didática executada em uma escola pública do município de Cariacica-ES, com turmas de 3° ano do EM. Esta ação fez parte do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e foi realizada pelos estudantes do Curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), campus Cariacica. Nesse estudo de óptica, o tema escolhido foi luz e cores. Todas as atividades foram aplicadas de forma online, por meio de vídeos e de um quiz para avaliar o que os alunos aprenderam. O formato online foi adotado como uma alternativa devido às dificuldades impostas pela pandemia da covid-19, que impossibilitaram o ensino presencial contínuo ao longo dos anos de 2020 e 2021. O uso de vídeos foi uma tentativa de superar as dificuldades de os alunos estudarem sozinhos durante o ensino não presencial. Além dos vídeos, os alunos tiveram suporte por parte dos bolsistas, durante o período de aplicação, para esclarecer dúvidas e obter orientações, objetivando uma aprendizagem mais significativa. Os resultados mostraram uma participação satisfatória por parte dos alunos, inclusive no sentido de que eles gostariam de ter outras atividades semelhantes.

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Biografia do Autor

Alerf de Paula Dornel, Núcleo de Estruturação do Ensino de Física, Curso de Mestrado em Ensino de Física, Instituto Federal do Espírito Santo

Licenciado em Física e Mestrando em Ensino de Física ambos pelo Instituto Federal do Espírito Santo – Campus Cariacica e Professor do Centro de Ensino Albert Einstein. Contato de e-mail: alerfpdornell@gmail.br

Gustavo Arruda Verneck, Curso de Licenciatura em Física - Instituto Federal do Espírito Santo

Licenciado em Física e Graduando em Bacharelado em Física ambos pelo Instituto Federal do Espírito Santo – Campus Cariacica - PIBID. Contato de e-mail: gustavoverneck@gmail.com

Tatiana Souza Graça, Curso de Licenciatura em Física - Instituto Federal do Espírito Santo

Licencianda em Física pelo Instituto Federal do Espírito Santo – Campus Cariacica - PIBID. Contato de e-mail: tatianafisica24@gmail.com

Luiz Otavio Buffon, Núcleo de Estruturação do Ensino de Física - Coordenadoria de Física - Mestrado em Ensino de Física - Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Cariacica

Doutor em Física das Partículas Elementares pela Universidade de São Paulo. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) – Campus Cariacica. Grupo de pesquisa NEEF (Núcleo de Estruturação do Ensino de Física). Contato de e-mail: buffon@ifes.edu.br

Cleiton Kenup Piumbini, Núcleo de Estruturação do Ensino de Física - Coordenadoria de Mestrado em Ensino de Física - Coordenadoria de Física - Instituto Federal do Espírito Santo

Doutor em Física pela Universidade Federal do Espírito Santo. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) – Campus Cariacica. Grupo de pesquisa NEEF (Núcleo de Estruturação do Ensino de Física). Contato de e-mail: cleiton.kenup@ifes.edu.br

Adriano Ricardo da Silva Trabach, Secretaria da Educação do Estado do Espírito Santo

Licenciado em Física e Mestre em Ensino de Física ambos pela Ufes - Universidade Federal do Espírito Santo. Professor da Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo. Contato de e-mail: fisicotrabach@gmail.com

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Publicado

2022-12-26

Como Citar

Dornel, A. de P., Verneck, G. A., Graça, T. S., Buffon, L. O., Piumbini, C. K., & Trabach, A. R. da S. (2022). Ensino de Óptica no Pibid: uma abordagem com uso de vídeos durante a pandemia da covid-19. Revista De Iniciação à Docência, 7(2), 75-92. https://doi.org/10.22481/riduesb.v7i2.11040