Potencialidades da História da Matemática junto ao estudo de Equações Polinomiais do 1º Grau

Autores

  • Paola do Prado Universidade de Passo Fundo
  • Luiz Henrique Ferraz Pereira Universidade de Passo Fundo

DOI:

https://doi.org/10.22481/riduesb.v7i2.11174

Palavras-chave:

História da Matemática, Equações Polinomiais do 1º Grau, Potencialidades, Álgebra

Resumo

O presente artigo é resultado do Trabalho de Conclusão de Curso de graduação em Matemática (L), na Universidade de Passo Fundo/RS e discorre sobre a tendência em Educação Matemática:  História da Matemática (HM) e vinculações desta junto ao conteúdo de Equações de 1º Grau. Nessa perspectiva, tem como objetivo discutir potencialidades da utilização dessa tendência junto ao ensino de Álgebra, especificamente Equações de 1º grau no Ensino Fundamental. Apresenta, então, resultados de uma pesquisa realizada por um dos autores, durante seu estágio supervisionado, em uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental. Na temática de Equações de 1º grau, trabalhou-se com a utilização de problemas históricos como opção de recurso didático para aliar o conteúdo a ser desenvolvido – Equações – e a HM. Encontra-se sustentação teórica em autores como Iran Abreu Mendes, Antonio Miguel, William P. Berlinghoff e Fernando Q. Gouvêa. Ao término da proposta desenvolvida, foi possível intuir que a HM é um recurso de grande valia para os estudos dos conteúdos matemáticos, no caso da Álgebra e da Equação de 1º grau, pois apresentou aos alunos uma nova visão acerca da disciplina de Matemática, com indicativos de auxílio na aprendizagem do conteúdo.

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Biografia do Autor

Paola do Prado, Universidade de Passo Fundo

Formada em Matemática (L) pela Universidade de Passo Fundo. Professora de Matemática na rede estadual do Rio Grande do Sul. E-mail: paoladoprado16@gmail.com.

Luiz Henrique Ferraz Pereira, Universidade de Passo Fundo

Doutor em Educação pela PUC/RS e professor do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade de Passo Fundo-RS. E-mail: lhp@upf.br

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Publicado

2022-12-26

Como Citar

Prado, P. do, & Pereira, L. H. F. (2022). Potencialidades da História da Matemática junto ao estudo de Equações Polinomiais do 1º Grau . Revista De Iniciação à Docência, 7(2), 93-113. https://doi.org/10.22481/riduesb.v7i2.11174