Compreensões acerca do Estágio Supervisionado na formação inicial de professores de Química: revisão narrativa de literatura
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v7i2.11303Palavras-chave:
Estágio, Formação de Professores, Licenciatura em Química, Prática docenteResumo
Este artigo apresenta os resultados obtidos através de uma pesquisa feita na literatura realizada nas bases de dados Google Acadêmico e SciELO. A busca foi realizada através dos termos: “supervised internship” or “initial training” or “teacher” and “teaching of chemistry” and “teacher training” and “teaching”. A partir da análise dos achados, se realizou uma revisão narrativa de literatura, para abranger estudos relevantes sobre a temática e compreender quais desafios podem interferir na formação adequada de professores de Química, bem como quais abordagens podem ser utilizadas para melhoria do processo de formação pedagógica. Além disso, foi possível observar que muitas das inseguranças dos discentes da licenciatura em Química, estão voltadas para o ensino de ciências no Ensino Fundamental, já que não é uma área de domínio deles. Também pode-se destacar, o modo como os Estágios Supervisionados são conduzidos, baseados na observação e com pouca prática , o que pode dificultar a formação. Dessa forma, o estudo contribui para provocar novas reflexões e diálogos de como os Estágios em Química podem ser conduzidos, provocando uma formação inicial adequada, através da prática docente significativa, fazendo dos estudantes protagonista do processo de aprendizagem e formando profissionais para atuar no ensino de Química.
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