Revista de Iniciação à Docência: uma breve apresentação

Autores

Palavras-chave:

Formação inicial docente, Periódicos Científicos, Pibid

Resumo

Revista de Iniciação à Docência (RID) é um periódico que nasce com a missão de difundir textos, reflexões, estudos teóricos, ensaios, relatos de experiência e pesquisas envolvendo programas ligados à formação de professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Marcelo Marini Teixeira, UESB

Graduado em Ciências - Habilitação em Biologia pela Universidade do Sagrado Coração (USC, 1990), Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP, 1994), Mestre em Educação para a Ciência, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Bauru, 2000) e Doutor em Educação, pela Faculdade de Educação da UNICAMP (2008); Pós-Doutoramento realizado na Faculdade de Educação da UNICAMP (2015-2016). É professor titular, lotado no Departamento de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB. É professor da área de Educação e Prática de Ensino e docente fundador, pesquisador e orientador do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Formação de Professores (UESB). No período 2011-2014 coordenou o Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Formação de Professores. Nos períodos de 2017-2020 e 2022-2024 fez e (faz) parte do Colegiado de Curso do referido Programa. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas: Movimento CTS e Educação Científica (GP-CTS), vinculado ao referido programa de pós-graduação; integrante do Grupo de Pesquisa Formar-Ciências, da Faculdade de Educação da UNICAMP; foi editor da Revista de Iniciação à Docência (RID-UESB) no período 2015-2021. Entre 2015-2019 foi integrante da Diretoria da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC) e, em 2021, foi convidado para ser membro do Conselho Editorial do periódico Ciência & Educação. Além disso, foi Assessor Acadêmico do campus da UESB - Jequié/BA (2018-2022) e é o atual Coordenador Institucional do Pibid na referida instituição (2023-2025). Tem experiência na área de Educação em Ciências, com ênfase na Formação de Professores, atuando principalmente nas seguintes linhas de pesquisa e temáticas de estudo: Ensino de Biologia, Educação Científica, Movimento CTS, Pesquisa e Formação de Professores, Pesquisa e Produção Acadêmica em Educação em Ciências/Biologia - Estado da Arte.

Downloads

Publicado

2023-04-24

Como Citar

Teixeira, P. M. M. (2023). Revista de Iniciação à Docência: uma breve apresentação. Revista De Iniciação à Docência, 1(1). Recuperado de https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/1587

Edição

Seção

Apresentação