Atratividade da carreira docente na educação básica: fios de reflexões sobre o prazer e o sofrimento da professoralidade
DOI:
https://doi.org/10.22481/rid-uesb.v1i1.1590Resumo
As reflexões a que este texto convida têm origem numa pesquisa exploratória, para produção do vídeo intitulado: “Memórias e imagens dos docentes das escolas João Calmon e CAP”, realizada a partir do Programa de Iniciação à Docência- PIBID, subprojeto de Pedagogia - na linha de Gestão Pedagógica no Ensino Fundamental – sediado na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB campus de Jequié. Interessa a este trabalho, como um dos recortes da referida pesquisa, compreender as percepções das professoras acerca da atratividade da carreira docente que se adentra no conteúdo das “falas” e “sinalizações” de docentes que atuam como gestoras no âmbito da educação básica, considerando as experiências relacionais vivenciadas por elas e com a organização da instituição em que trabalham. Objetivou-se, também, com este estudo apreender as complexas relações entre as dimensões subjetivas e objetivas da profissionalização docente na educação básica.