3 A aplicação de metodologias ativas no ensino de Física em uma turma da EJA do Centro Noturno de Educação da Bahia (CENEB/VCA-BAHIA)

Autores

  • Carolina Brito Souza
  • Clenivaldo Ferreira Januário
  • Ferdinand Martins da Silva
  • Gabriel Alves Santos
  • Geovana Brito de Oliveira de Jesus
  • Henrique Melo Ferraz
  • Jacqueline Teixeira Santos
  • Luana Prates de Oliveira
  • Stela Almeida de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.22481/rid.v2i1.2298

Palavras-chave:

EJA; Ensino de Física; Experimentos; Didática.

Resumo

O artigo apresenta um relato do trabalho que vem sendo realizado no Centro de Educação Noturno da Bahia (CENEB) como parte do PIBID, dentro do subprojeto de Física, na linha de Educação de Jovens e Adultos (EJA), em uma turma do turno noturno, cujo perfil do alunado apresenta-se diferenciado daquele de ensino médio regular. Nesse sentido, optou-se por utilizar metodologias e estratégias de ensino, que levassem em consideração os conhecimentos cotidianos dos alunos numa aproximação com as ideias freireanas de educação. Para tanto, após o levantamento dos dados relativos aos aspectos econômicos e sociais da turma por meio de um questionário, foi aplicada uma sequência didática envolvendo os recursos das aulas expositivas tradicionais, com o uso slides e vídeos e atividades experimentais abordando os conteúdos de óptica, eletricidade e termodinâmica. Os resultados mostraram que as atividades realizadas atingiram os objetivos propostos, tornando o ensino de tópicos de Física dinâmico, divertido e atrativo. Vale ressaltar também que o PIBID tem exercido importante papel na formação dos licenciandos ao propiciar um contato mais breve dos mesmos com as redes de ensino, futuro local de trabalho desses profissionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-12-11

Como Citar

Souza, C. B., Januário, C. F., Silva, F. M. da, Santos, G. A., Jesus, G. B. de O. de, Ferraz, H. M., Santos, J. T., Oliveira, L. P. de, & Oliveira, S. A. de. (2017). 3 A aplicação de metodologias ativas no ensino de Física em uma turma da EJA do Centro Noturno de Educação da Bahia (CENEB/VCA-BAHIA). Revista De Iniciação à Docência, 2(1). https://doi.org/10.22481/rid.v2i1.2298