Monitoria acadêmica e o auxílio ao ensino-aprendizagem em um curso de Ciências Biológicas

Autores

  • Renata Fernandes de Matos

DOI:

https://doi.org/10.22481/riduesb.v5i3.8314

Palavras-chave:

Estratégias de Ensino; Ensino de Ciências; Formação Docente; Licenciatura.

Resumo

O estudo analisa as contribuições das atividades de monitoria acadêmica para o processo de ensino-aprendizagem em um curso de Ciências Biológicas. Seu desenvolvimento se deu com base em uma pesquisa do tipo qualitativa por meio do método descritivo. O público-alvo foram os alunos de um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas de um campus interiorano vinculado à Universidade Estadual do Ceará. A coleta de dados se deu por meio da aplicação de questionários, tomando-se como grupo pesquisado 90 alunos distribuídos em todos os semestres do curso. Pelos resultados obtidos na análise destaca-se que a monitoria proporciona valiosas contribuições para o ensino-aprendizagem, contando os alunos com um auxílio recorrente, sobretudo, para questionamentos de maiores proporções. Os alunos têm avaliado positivamente o trabalho desenvolvido pelos monitores, destacando que se sentem confortáveis em serem acompanhados por eles, o que tem como resultado a demanda da monitoria para uma série de disciplinas ao longo do curso. Conclui-se assim que a monitoria é uma atividade viável para o desenvolvimento do ensino-aprendizagem no âmbito das Ciências Biológicas.

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Publicado

2021-03-28

Como Citar

Matos, R. F. de. (2021). Monitoria acadêmica e o auxílio ao ensino-aprendizagem em um curso de Ciências Biológicas. Revista De Iniciação à Docência, 5(3), 51 - 61. https://doi.org/10.22481/riduesb.v5i3.8314