O significado do Pibid na trajetória acadêmica dos bolsistas e voluntários de iniciação à docência de um curso de ciências biológicas

Autores

  • Ellen Maria Santos Portela UNEB
  • Júlia Izadora Gonçalves Nascimento UNEB
  • Larissa Santana da Silva UNEB
  • Édila Dalmaso Coswosk UNEB
  • Grégory Alves Dionor UNEB

DOI:

https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i1.8444

Palavras-chave:

Ensino de Biologia, Universidade, Educação Básica

Resumo

Este estudo tem por objetivo analisar as contribuições do Pibid na formação dos bolsistas e voluntários de iniciação à docência do curso de Ciências Biológicas do campus X da Uneb. A abordagem metodológica escolhida foi a pesquisa documental. O estudo baseia-se numa análise qualitativa e interpretativa das percepções que os sujeitos manifestaram em relação a sua trajetória no programa. Foram analisados 21 portfólios. Emergiram quatro categorias que direcionaram as análises dos portfólios: i) afeto e arte de sonhar; ii) as ações coletivas em benefício da aprendizagem dos educandos; iii) ação docente na construção do conhecimento; e iv) educação e transformação social. De posse da análise, constatouse, dentre outras coisas, que as ações iniciais contribuíram para a aproximação da teoria ensinada na universidade com a prática da Educação Básica do sistema público de ensino, e que esta vivência pode colaborar para a minimização do choque com a realidade vivenciada nos primeiros anos da atuação profissional.

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Publicado

2021-07-30

Como Citar

Portela, E. M. S., Nascimento, J. I. G., Silva, L. S. da, Coswosk, Édila D., & Dionor, G. A. (2021). O significado do Pibid na trajetória acadêmica dos bolsistas e voluntários de iniciação à docência de um curso de ciências biológicas. Revista De Iniciação à Docência, 6(1), 96-108. https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i1.8444