Valores e atitudes na formação de docentes de matemática

Autores

  • Marinalva Lopes Ribeiro Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
  • Delma Ferreira de Oliveira Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB, Cruz das Almas, Bahia. https://orcid.org/0000-0002-4628-5887

DOI:

https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9351

Palavras-chave:

Valores., Atitudes., Paulo Freire., Formação de professores

Resumo

O texto é resultado de uma pesquisa de delineamento qualitativo, desenvolvida em 2020. Teve-se por objetivo conhecer atitudes e valores que fundamentam a relação educativa de professores universitários que trabalham com a formação de futuros docentes de Matemática. Na produção das informações foram usadas entrevistas semiestruturadas com a colaboração de três professores do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Para análise do corpus inspirou-se na técnica análise do conteúdo, em sua versão temática. Os achados indicam que a relação educativa dos docentes se pauta nos seguintes valores e atitudes humanísticos, tais como: ética, justiça, amorosidade, abertura ao diálogo, empatia, escuta ativa e respeito aos estudantes. Tais atitudes e valores, capazes de transformar a realidade, foram defendidos por Paulo Freire ao longo da sua vida.

Palavras-chave: Valores. Atitudes. Paulo Freire. Formação de professores

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Biografia do Autor

Delma Ferreira de Oliveira, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB, Cruz das Almas, Bahia.

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE/UEFS; Pedagoga, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB, Cruz das Almas, Bahia. Procuradora Educacional Institucional.

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Publicado

2021-12-22

Como Citar

Ribeiro, M. L., & Oliveira, D. F. de. (2021). Valores e atitudes na formação de docentes de matemática. Revista De Iniciação à Docência, 6(2), 603-619. https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9351

Edição

Seção

Dossiê Paulo Freire: Olhares sobre a formação docente