O Intelectual Orgânico como Educador Popular: aproximações entre as ideias de Antonio Gramsci e Paulo Freire

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9374

Palavras-chave:

Intelectual orgânico, Antonio Gramsci, Educador popular, Paulo Freire, Teologia da Libertação

Resumo

O presente artigo visa levantar e discutir aproximações entre as ideias de Antônio Gramsci sobre o papel do “intelectual orgânico” e de Paulo Freire sobre o papel do “educador popular”. Para tanto, foi realizada uma análise nas obras de ambos os autores, buscando por pontos de convergência em suas formulações teóricas sobre a relação estabelecida entre educação, cultura e política na dinâmica de vida das sociedades. Para ilustrar a questão, comenta-se sobre a atuação de intelectuais brasileiros engajados nos movimentos sociais de esquerda cristã ecumênica, pautados pelos pressupostos da Teologia da Libertação e comprometidos com a implementação do método de alfabetização de adultos “Palavra-Geradora” junto às Comunidades Eclesiais de Base.

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Biografia do Autor

Flávia Ribeiro Amaro, UFJF/Departamento de Ciência da Religião

Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Uberlândia. Mestra e doutoranda em Ciência da Religião pela Universidade Federal de Juiz de Fora.  É membro da Comissão editorial da Associação Brasileira de História das Religiões (ABHR). Autora do livro "Médium Espírita- Fenômeno e Experiência: um diálogo entre as ciências da religião e as ciências sociais". 

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Publicado

2021-12-22

Como Citar

Amaro, F. R. (2021). O Intelectual Orgânico como Educador Popular: aproximações entre as ideias de Antonio Gramsci e Paulo Freire. Revista De Iniciação à Docência, 6(2), 659-674. https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9374

Edição

Seção

Dossiê Paulo Freire: Olhares sobre a formação docente