O Intelectual Orgânico como Educador Popular: aproximações entre as ideias de Antonio Gramsci e Paulo Freire
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9374Palavras-chave:
Intelectual orgânico, Antonio Gramsci, Educador popular, Paulo Freire, Teologia da LibertaçãoResumo
O presente artigo visa levantar e discutir aproximações entre as ideias de Antônio Gramsci sobre o papel do “intelectual orgânico” e de Paulo Freire sobre o papel do “educador popular”. Para tanto, foi realizada uma análise nas obras de ambos os autores, buscando por pontos de convergência em suas formulações teóricas sobre a relação estabelecida entre educação, cultura e política na dinâmica de vida das sociedades. Para ilustrar a questão, comenta-se sobre a atuação de intelectuais brasileiros engajados nos movimentos sociais de esquerda cristã ecumênica, pautados pelos pressupostos da Teologia da Libertação e comprometidos com a implementação do método de alfabetização de adultos “Palavra-Geradora” junto às Comunidades Eclesiais de Base.
Downloads
Referências
AYALA, Marcos; IGNEZ, Maria e AYALA, Novais. Cultura popular no Brasil: perspectivas de análise. São Paulo: Ática, 1987. (Série Princípios)
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. A pesquisa participante e a participação na pesquisa: um olhar entre tempos e espaços a partir da América Latina. In: BRANDÃO, Carlos Rodrigues; STRECK, Danilo Romeu (org.). Pesquisa participante: a partilha do saber. Aparecida: Ideias Letras, p. 17-54, 2006.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. A educação como cultura. Memória dos anos sessenta. Horizontes Antropológicos. Porto Alegre, ano 23, n. 49, set./dez, p. 377-407, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ha/a/JXKXLMzzHtJCsDBJ74gqndF/?lang=pt&format=pdf. Acesso 15 set. 2021.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Círculo de Cultura. In: STRECK, Danilo R.; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime José (org.). Dicionário Paulo Freire. 4.ed. Belo Horizonte: Autêntica, p. 80-82, 2018a.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Método Paulo Freire. In: STRECK, Danilo R.; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime José (org.). Dicionário Paulo Freire. 4.ed. Belo Horizonte: Autêntica, p. 313- 314, 2018b.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. A pessoa de Paulo- Memórias, depoimentos. Campinas-SP: Livro Livre/UFES, 2018c. Disponível em: https://educacaodocampo.ufes.br/sites/educacaodocampo.ufes.br/files/field/anexo/a_pessoa_de_paulo.pdf. Acesso em: 14 jun. 2021.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. A Educação Popular e o CEAAL na linha do tempo: memórias e reflexões de um educador dos anos sessenta. Campinas-SP: Livro Livre/ Revista Piragua, 2019. Disponível em: https://apartilhadavida.com.br/wp-content/uploads/escritos/EDUCA%C3%87%C3%83O/PESSOA%20E%20EDUCA%C3%87%C3%83O/A%20EDUCA%C3%87%C3%83O%20POPULAR%20%20NA%20LINHA%20DO%20TEMPO%20-%20rosa%20dos%20ventos.pdf. Acesso em: 24 nov. 2021.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues; FAGUNDES, Maurício Cesar Vitoria. Cultura popular e educação popular: expressões da proposta freireana para um sistema de educação. Curitiba, Educar em Revista. nº 61, Jul/set, p. 89-106, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/KmYHVqgFMPBfJTjXsRjFFvc. Acesso em: 24 nov. 2021.
CAMPOS, Leonildo Silveira. Os evangélicos, o Golpe e a Ditadura: o irreversível canto das sereias autoritárias. In: DIAS, Zwinglio Mota. Memórias ecumênicas protestantes- os protestantes e a ditadura: colaboração e resistência. Zwinglio Mota Dias (org.) Rio de Janeiro: KOINONIA Presença Ecumênica e Serviço, p. 177-1912014. Disponível em: https://kn.org.br/protestantes/downloads/PDF_Memorias%20Protestantes.pdf. Acesso em: 23 nov. 2021.
DIAS, Agemir de Carvalho. O movimento ecumênico no Brasil (1954-1994). A serviço da Igreja e dos Movimentos Populares. Tese de Doutorado em História. Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2007. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/handle/1884/14054/Tese_doutorado_Agemir___Movimento%20ecum%C3%AAnico.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 23 nov. 2021.
FERNANDES, André Paixão; ALVARENGA, Marcia; SPIGOLON, Nima. Entre árvores e sabiás, memórias de Paulo Freire- conversa com Carlos Rodrigues Brandão. E-Mosaicos. Revista Multidisciplinar de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura do Instituo de Aplicação Fernando da Silveira (CAp-UERJ) v. 6- nº 13, dez. 2017. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/e-mosaicos/article/view/31897/22842. Acesso em: 12 jul. 2021.
FREIRE, Paulo. Os cristãos e a libertação dos oprimidos. Lisboa: Edições Base, 1978.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 71 ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2019.
GRAMSCI, Antonio. Os intelectuais e a organização da cultura. 4.ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1982.
GRAMSCI, Antonio. Escritos políticos. Lisboa: Seara Nova, 1976.
MAYO, Peter. Intelectual/Intelectuais. In: STRECK, Danilo R.; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime José (org.). Dicionário Paulo Freire. 4.ed. Belo Horizonte: Autêntica, p. 271-273, 2018.
MAYO, Peter. Gramsci, Freire e a educação de adultos: possibilidades para uma ação transformadora. Porto Alegre: Artmed, 2004.
SAVIANI, Demerval. História das ideias pedagógicas. Campinas: Autores Associados, 2008.
TEIXEIRA, Faustino. A gênese das CEB´S no Brasil: elementos explicativos. São Paulo: Paulinas, 1988.
RAMOS, Jovelino. Perseguições, Denúncias, Sofrimentos e Resistência- Depoimentos e Entrevistas. In: DIAS, Zwinglio Mota (org.). Memórias ecumênicas protestantes- os protestantes e a ditadura: colaboração e resistência. Rio de Janeiro: Koinonia: Presença Ecumênica e Serviço, p. 25-35, 2014. Disponível em: https://kn.org.br/protestantes/downloads/PDF_Memorias%20Protestantes.pdf. Acesso em: 03 jul. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista de Iniciação à Docência
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.