A música acontece: experiências com música e cinema na escola de educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9390Palavras-chave:
Educação Infantil, Cinema, Música, Formação de professoresResumo
O artigo tem como objetivo aproveitar as experiências dos autores com música e cinema na escola de Educação Infantil e perceber nelas o que pode vir a ser música para cinema. Há vivências que aconteceram sem intervenção ou planejamento, assim como outras que foram pensadas e planejadas. Apresentando a potência das narrativas docentes para as investigações sobre a formação de professores, o texto tem como matéria-prima principal quatro relatos da educadora-autora sobre suas primeiras experimentações com a criação de música para pequenos filmes produzidos na Educação Infantil. Esses relatos foram realizados no projeto de extensão e pesquisa Lugar-escola e Cinema, situado no Cineclube Regente/Cha e no Programa Cinema e Educação, da Prefeitura Municipal de Campinas. Ao manter os relatos (quase) na íntegra, garante-se o frescor, a simplicidade e a singularidade de cada uma das vivências autobiográficas relatadas logo após terem ocorrido, com maior proximidade do percurso de aprendizado docente operado pelos problemas colocados da música para o cinema e do cinema para a música na escola de Educação Infantil. O texto analisa os modos de envolvimento das crianças pequenas nesses processos de criação, tendo como mote a pergunta: o que seria música para cinema numa escola de Educação Infantil?
Downloads
Referências
A MAGIA DO BRINCAR. Campinas: CEI Regente Feijó e CEI Cha IL Sun, 2019. 1 vídeo (2 min.). Direção: Juliana Oliveira. Brasil, 2019. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=n5jq5_yT2rg. Acesso em: 27 maio 2020.
BERCHMANS, Tony. A música do filme: tudo o que você gostaria de saber sobre a música de cinema. São Paulo: Escrituras Editora, 2012.
BERGALA, Alain. A hipótese-cinema: pequeno tratado de transmissão do cinema dentro e fora da escola. Rio de Janeiro: Book-link/CINEAD-LISE-FE-UFRJ, 2008.
CAMPINAS. Caderno Curricular Temático - Arte, música e educação: tudo é coisa musical... (versão preliminar I). Campinas: Prefeitura Municipal: Educação Conectada, 2016. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/0B4lCfVuMNqnsMHlabnoxMWdVa00/view. Acesso em: 08 maio 2021.
CARNAVAL DAS MINHOCAS. Intérprete: Palavra Cantada. Composição: Palavra Cantada. In: CARNAVAL PALAVRA CANTADA. Intérprete: Palavra Cantada. Rio de Janeiro: [S. n.], 2009. 1 CD, faixa 9.
CARREIRO, Rodrigo (org.). O som do filme: uma introdução. Curitiba: Ed. UFPR: Ed. UFPE, 2018.
CIGARRAS Campinas: CEI Regente Feijó e CEI Cha IL Sun, 2019. 1 vídeo (7min22s). Direção Mauro Guari. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=0aYosxOhL6g&t=294s. Acesso em: 27 maio 2020.
ENREDOS DE VIDA, telas da docência: os professores e o cinema. [S. l.]: UESB, 2015. 1 vídeo (18min06s). Direção: Macelle Khouri e Rogério Luiz Oliveira. Disponível em: https://vimeo.com/170103845. Acesso em: 8 maio 2021.
FARENZENA, Marilene Leal et al. Cinema e educação: experiências estéticas de formação mediadas pela sétima arte. In: ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (REGIONAL SUL), 10., 2014, Florianópolis. Anais [...] Rio de Janeiro: ANPED, 2014. p. 1-15. Disponível em: http://xanpedsul.faed.udesc.br/arq_pdf/1246-0.pdf Acesso em: 9 maio 2021.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é Filosofia? São Paulo: Editora 34, 1992.
FAZ DE CONTA. Intérprete: Palavra Cantada. Composição: Palavra Cantada. In: BRINCADEIRAS MUSICAIS. Intérprete: Palavra Cantada. Rio de Janeiro: [S. n.], 2008. 1 CD.
FRESQUET, Adriana et al. (org.). Imagens do desaprender. Uma experiência de aprender com o cinema. Rio de Janeiro: Book-link/CINEAD-LISE-FE-UFRJ, 2007.
FORTES DE OLIVEIRA, Valeska. Isso aqui está virando brasil… Cinema e produções audiovisuais no espaço da formação de professores. Revista Digital do LAV., Santa Maria, v. 10, n. 2, p. 92-106, maio/ago. 2017
FROZEN. Direção: Jennifer Lee e Chris Buck. Burbank: Walt Disney, 2013. 1 DVD (1h42min).
GALLO, Silvio. René Schérer e a Filosofia da Educação: Aproximações. In: REUNIÃO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO, 37., 2015, Florianópolis. Anais [...]. Rio de Janeiro: ANPED, 2015. p. 1-17. Disponível em: http://www.anped.org.br/sites/default/files/trabalho-gt17-3575.pdf. Acesso em: 9 jun. 2020.
MARTIN, Marcel. A linguagem cinematográfica. São Paulo: Brasiliense, 2005.
MIGLIORIN, Cezar. Inevitavelmente cinema: educação, política e mafuá. Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2015.
MIORANDO, Tania; FORTES DE OLIVEIRA, Valeska. A Experiência Estética na Formação de Professores. Saberes y prácticas: Revista de Filosofía y Educación, Mendoza, v. 5, n. 2, p. 1-15, 2020.
SUÁREZ, Daniel H. Relatar la experiencia docente. La documentación narrativa del mundo escolar. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 18, n. 50, p. 193-209, jul./set. 2017.
TEIXEIRA, Inês. A escola vai ao cinema. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista de Iniciação à Docência
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.