Retalhos biográficos de uma professora iniciante
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9414Palavras-chave:
Narrativa, Professora Iniciante, Tessitura biográfica, Processos autoformativosResumo
O presente artigo apresenta a narrativa de uma professora iniciante com base na reconstrução e ressignificação da vida e da formação. Neste sentido, o estudo traz a colaboração da professora no início da docência ao narrar experiências de tessituras biográficas em seus (per) cursos formativos que compõem a construção da profissão. Compreende a experiência à luz de Josso (2010) e do eu que emerge mediante o exercício de reflexividade crítica que possibilita ao sujeito desatar fios do passado e enredar laços futuros da sua existência humana. Por meio do dispositivo metodológico das narrativas, podemos resgatar os processos formativos que nos auxiliaram na construção pessoal e na composição da profissão professora. Autores como Freire (1991, 1996, 2021) Josso (2006, 2010) e Passeggi (2016) dão suporte teórico a este trabalho. As narrativas constituem uma relação afetiva com a formação, sendo possível repensar a trajetória de vida e formação, a reflexão das práticas e atuação docente em um movimento de transformação. As principais contribuições do estudo foram a compreensão dos processos de formação e a aparição do ser-sujeito em seus diversos registros, potencializando processos autoformativos e produzindo implicações que fortaleceram o desenvolvimento, assim como revelou um aspecto fundamental para o progresso da profissão docente, a reflexão crítica da prática pedagógica.
Downloads
Referências
FONTOURA, Helena Amaral. Meu nome é professor/a: sobre aprender a docência e identidades. Rev. Educ. Públ. Cuiabá, v. 28, n. 68, p. 297-310, maio/ago. 2019. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/8391. Acesso em: 15 out. 2020.
FREIRE, Paulo. A Educação na cidade. São Paulo: Cortez, 1991.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 5. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996. (coleção Leitura)
FREIRE, Paulo, 1921-1997. 29ª ed. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido / Paulo Freire: prefácio de Leonardo Boff; notas de Ana Maria Araújo Freire. - 29ª ed. São Paulo / Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2021.
JOSSO, Marie Christine. As figuras de ligação nos relatos de formação: ligações formadoras, deformadoras e transformadoras. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 32, n. 2, p. 373-383, Ago. 2006. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1517-97022006000200012. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022006000200012&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 3 fev. 2021.
JOSSO, Marie Christine. Experiências de vida e formação. Tradução de José Cláudio, Júlia Ferreira; revisão científica Maria da Conceição Passeggi, Marie Christine Josso. 2.ed. re. e ampl. Natal: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2010. (Coleção Pesquisa (auto)biográfica & Educação. Série Clássicos da Histórias de Vida)
LEITE, Vania Finholdt Angelo; FONTOURA, Helena Amaral. Parceria entre universidade e escola básica: a experiência da Faculdade de Formação de Professores / UERJ. In Giseli Barreto da Cruz, Ana Teresa de C. C. de Oliveira, Maria das G. C. de A. Nascimento (organizadoras). Ensino de didática: entre ressignificações e possibilidades. Curitiba: CRV, 2017. p. 103-120.
MARCELO, Carlos. Desenvolvimento Profissional Docente: passado e futuro. Sísifo. Revista de Ciências da Educação, 08, p. 7-22, 2009. Disponível em: http://www.unitau.br/files/arquivos/category_1/MARCELO___Desenvolvimento_Profissional_Docente_passado_e_futuro_1386180263.pdf. Acesso em: 5 Ago. 2020.
NÓVOA, Antônio. Desafios do trabalho do professor no mundo contemporâneo. Nada substitui o bom professor. Palestra proferida no Sindicato dos Professores de São Paulo, São Paulo, 2006. Disponível em: http://www.sinprosp.org.br/arquivos/novoa/livreto_novoa.pdf. Acesso em: 01 fev. 2020.
PASSEGGI, Maria da Conceição. Narrativas da experiência na pesquisa-formação: do sujeito epistêmico ao sujeito biográfico. Rev. Roteiro, Joaçaba, v.41, n.1, p. 67-86, jan/abr. 2016.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional / Maurice Tardif. 17. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista de Iniciação à Docência
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.