O que entendemos por Mentalidade Científica? Construções, Sentidos e Significados

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9423

Palavras-chave:

Epistemologia, Mentalidade científica, Ciência

Resumo

O presente ensaio apresenta reflexões elaboradas em uma pluralidade de percursos formativos acerca da temática mentalidade científica.  Nos estudos de múltiplas abordagens epistêmicas no campo de debate em Epistemologia, Ciência e Formação. Reconhecemos, entre leituras e discussões, os desafios situados na linha tênue entre a unidade e multidimensionalidade da Ciência, suas implicações sobre formação e práxis docente. Para a construção deste texto, problematizamos inicialmente as seguintes questões: O que concebemos como Ciência? “O que é Ciência, afinal?”, Como nossas leituras, reflexões epistêmicas, percepções sobre Ciência, usos da ciência e seus desdobramentos contribuem com a construção da mentalidade científica? Que importância têm a mobilização do “espírito científico” para pensar os processos formativos de pesquisadores, professores e a construção de conhecimentos científicos no processo de escolarização? Fundamentamos este estudo em pressupostos epistemológicos habermasianos (1968, 1987, 2002), na teoria bachelardiana (1996), Paulo Freire (2019, 2020) e outras interlocuções. Dessa forma, esperamos com este breve ensaio: contribuir com a formação intelectual de profissionais da educação, refletir sobre a importância do movimento dialético de produção da mentalidade científica, reorientação da práxis, do ensino e da ação comunicativa problematizadora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiana Correia Moura, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Pedagoga, Graduada pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Mestre em Educação Científica e Formação de Professores de Ciências e Matemática(UESB), Membra do Ojú Obnìrín - Observátório de Mulheres Negras (UESB), Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa Impressões (UESB), Pós-graduada em Gestão e Educação Ambiental (UNIBAHIA), Especialista em Direitos Humanos e Democracia (UESB) Coordenadora Pedagógica da Rede Estadual de Educação na Bahia, Colégio da Polícia Militar Prof. Poeta Luís Neves Cotrim, Professora da Rede Municipal de Poções desde 2008, atuou na Assessoria Pedagógica da Faculdade de Tecnologia e Ciências - FTC - Jequié 2016-2019 ,foi docente Bolsista do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor/UESB) (2017) . Tem como áreas de interesses em estudos e pesquisas: Educação de Pessoas Jovens, Adultos e Idosos, Ensino de Ciências, recorte de gênero, raça e classe, Mulheres/Mães na Ciência, Educação Científica e Formação de Professores.

Marcos Antônio Pinto Ribeiro, UESB

Graduação em Química Bacharelado pela Universidade Federal da Bahia (1996), Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia (2003) e Doutorado em Educação pela Universidade de Lisboa (2014). Colaborador na Universidade do Porto e sou professor Adjunto da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Referências

BACHELARD, Gaston. A formação do espírito científico. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.

BIZZO, Nélio. Ciências Fácil ou Difícil? São Paulo: Biruta, 2009.

BOURDIEU, Pierre. Os usos sociais das ciências: por uma sociologia clínica do campo científico. São Paulo: Unesp, 2004.

CHALMERS, Alan F. O que é ciência afinal? Tradução: Raul Filker: 1ª. Ed. – São Paulo: Brasiliense, 1993.

CUNHA, Márcia Borin da; PERES, Olga Maria Ritter; GIORDAN, Marcelo; BERTOLDO, Raquel Roberta; MARQUES, Glessyan de Quadros; DUNCKE, Angela Camila. As mulheres na ciência: o interesse das estudantes brasileiras pela carreira científica. Educación química, Volume 25 Nº 4 Páginas 407 – 417. 2014

DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio.; ZEICHNER, Kenneth M. A Pesquisa na formação e no trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, José A.; PERNAMBUCO, Marta Maria. Ensino de ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2009.

FREIRE, Paulo; Pedagogia do oprimido. 71ª ed. - Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2019.

FREIRE, Paulo; Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 65ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2020.

HABERMAS, Jürgen. Teoría de la acción comunicativa I: Racionalidad de la acción y racionalización social. Tradução de Manuel Jiménez Redondo. Madrid: Taurus, 1987

HABERMAS, Jürgen. Técnica e ciência como ideologia. Trad. Artur Morão. Lisboa: Edições 70, 1968;

HABERMAS, Jürgen. Racionalidade e comunicação. Trad. Paulo Rodrigues. Lisboa: Edições 70, 2002;

KRASILCHIK, Myriam, MARANDINO Marta. Ensino de Ciências e Cidadania. 2ª ed. São Paulo: Editora Moderna. 2007

MELO NETO, João Cabral de. A educação pela pedra. In: Poesias Completas. Rio de Janeiro, Ed. Sabiá, 1968

MBEMBE, Achille. Necropolítica: Biopoder, Soberania, Estado de exceção e Política da morte. São Paulo: n-1 edições, 2018.

MOURA, Fabiana C.; CHAPANI, Daisi T. Problematizando o Ensino de Ciências na Educação de Jovens e Adultos. p. 125-147; In: A Pesquisa e a Formação de Professores de Ciências e Matemática. Daisi Teresinha Chapani, Ana Cristina Santos Duarte, Bruno Ferreira dos Santos (org.) – Curitiba: CRV, 2020.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Pela mão de Alice: o social e político na pós-modernidade. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2006.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo, SP: Cortez, 2013

SCHENBERG, Mário. Formação da mentalidade científica. Estudos Avançados, 5(12), 123-151. 1991. Recuperado de https://www.revistas.usp.br/eav/article/view/8610

ZEICHNER, Kenneth M. A pesquisa-ação e a formação docente voltada para a justiça social: um estudo de caso dos Estados Unidos. In: DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio.; ZEICHNER, Kenneth M. A Pesquisa na formação e no trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

Downloads

Publicado

2021-12-22

Como Citar

Moura, F. C., & Ribeiro, M. A. P. (2021). O que entendemos por Mentalidade Científica? Construções, Sentidos e Significados. Revista De Iniciação à Docência, 6(2), 319-340. https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9423