Roda de conversa: diálogo docente para o acompanhamento do ensino aprendizagem na EJA da Rede Estadual da Bahia

Autores

  • Adriana de Mello Amorim Novais Silva Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Nereida Maria Santos Mafra de Benedictis

DOI:

https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9437

Palavras-chave:

EJA, Diálogo, Professores

Resumo

Este artigo visa a apresentar a compreensão da importância do diálogo docente com seus pares para o acompanhamento do processo de ensino-aprendizagem na modalidade EJA. Para isso, buscou-se conhecer o diálogo na teoria freiriana, os princípios teóricos e metodológicos e as orientações para o acompanhamento da aprendizagem na Política da EJA da Rede Estadual da Bahia (2011). Como referencial teórico, utilizaram-se os estudos de Freire (1980, 2013, 2001, 2011) sobre o diálogo, e a discussão sobre a importância da formação do(a) professor(a) embasou-se em Candau (2011), Nóvoa (1992) e Tardif (2006). Para a coleta dos dados, usou-se a roda de conversa com os professores(as) com questões norteadoras, envolvendo o entendimento sobre a EJA, dificuldades de aprendizagem, metodologias positivas e motivos que levaram os(as) educandos(as) a retornarem à escola na modalidade EJA. Com este trabalho, pôde-se perceber a importância dos momentos de diálogo, autêntico, de comunicação e colaboração, entre os professores(as) e seus pares.     

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Publicado

2021-12-22

Como Citar

Silva, A. de M. A. N., & Benedictis, N. M. S. M. de. (2021). Roda de conversa: diálogo docente para o acompanhamento do ensino aprendizagem na EJA da Rede Estadual da Bahia. Revista De Iniciação à Docência, 6(2), 267-282. https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9437