Educação Especial, Ensino de Ciências e contribuições do licenciado em Ciências Biológicas: investigações em uma APAE do Norte do Paraná

Autores

  • Nathália Ribeiro Coelho Barbosa Universidade Estadual do Norte do Paraná, campus Jacarezinho (UENP/CJ).
  • Carolina Borghi Mendes Universidade Estadual do Norte do Paraná, campus Jacarezinho (UENP/CJ). https://orcid.org/0000-0001-6963-0121

DOI:

https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9693

Palavras-chave:

Formação inicial de professores, Ensino de Ciências, Educação Especial, APAE, Licenciatura em Ciências Biológicas

Resumo

Este estudo buscou investigar o processo de Ensino de Ciências em uma Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) no Norte do Paraná e as possíveis contribuições de professores com formação inicial em Ciências Biológicas. A pesquisa se configurou como qualitativa, de caráter exploratório e investigativo, coletando dados por observações e anotações em caderno de campo, análise documental e aplicação de questionários aos docentes regentes da disciplina de Ciências da APAE. As análises dos dados foram feitas através de categorias e fundamentadas na Pedagogia Histórico-Crítica e na Psicologia Histórico-Cultural. Foi possível entender o processo educativo de Ciências por meio do levantamento dos conteúdos, estratégias didático–pedagógicas e avaliativas utilizadas pelos docentes, suas formações, as facilidades e dificuldades enfrentadas por eles e possíveis contribuições de professores de Ciências Biológicas na prática pedagógica de Ciências. Constatamos a importância da formação inicial docente em Ciências Biológicas que considere a Educação Especial e Inclusiva para ampliar o auxílio aos processos de ensino em diferentes instituições, como na APAE.  

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Biografia do Autor

Nathália Ribeiro Coelho Barbosa, Universidade Estadual do Norte do Paraná, campus Jacarezinho (UENP/CJ).

Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas - Universidade Estadual do Norte do Paraná, campus Jacarezinho (UENP/CJ). 

Carolina Borghi Mendes, Universidade Estadual do Norte do Paraná, campus Jacarezinho (UENP/CJ).

Doutora em Educação para a Ciência e Licenciada em Ciências Biológicas (UNESP/Bauru). Professora no Colegiado de Ciências Biológicas, Centro de Ciências Humanas e da Educação (CCHE), Universidade Estadual do Norte do Paraná, campus Jacarezinho (UENP/CJ). 

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Publicado

2021-12-22

Como Citar

Barbosa, N. R. C., & Mendes, C. B. (2021). Educação Especial, Ensino de Ciências e contribuições do licenciado em Ciências Biológicas: investigações em uma APAE do Norte do Paraná. Revista De Iniciação à Docência, 6(2), 204-224. https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9693