Aproximações entre a natureza da Biologia e a Alfabetização Científica no contexto do Programa Residência Pedagógica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/riduesb.v7i1.9900

Palavras-chave:

Programa de residência pedagógica, Ensino de biologia, Natureza da biologia

Resumo

O presente artigo tem o objetivo de identificar como a Natureza da Biologia e a Alfabetização Científica se apresentam em planos de aulas desenvolvidos por uma licencianda-residente do Programa de Residência Pedagógica subprojeto Biologia. A pesquisa encontra-se ancorada na abordagem qualitativa a partir da análise documental de dois planos de aula para estudantes da 2º série do Ensino Médio da Educação básica no cenário de ensino remoto, sob a temática Fungos e Plantas. Nos resultados foram dispostos os elementos da Natureza da Biologia e da Alfabetização Científica presentes no conteúdo, objetivo, metodologia, recursos e avaliação do plano. Os planos analisados demonstram possibilidades de realizar proposições de aula com elementos da Natureza da Biologia, aspectos da Alfabetização Científica (AC), a partir de ações planejadas para a compreensão do conhecimento científico e da sua produção enquanto atividade humana, com o intuito de ampliar os olhares e atuação sobre o mundo, além do uso das Tecnologias Digitais Educacionais disponíveis com fins de otimizar o Ensino de Ciências/Biologia.

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Publicado

2022-07-10

Como Citar

Santana, A. J. S., Bastos, A. P. S., & Mota, M. D. A. (2022). Aproximações entre a natureza da Biologia e a Alfabetização Científica no contexto do Programa Residência Pedagógica. Revista De Iniciação à Docência, 7(1), 43-57. https://doi.org/10.22481/riduesb.v7i1.9900