v. 8 n. 1 (2023): V. 8 n. 1: (jan. - dez., 2023)

					Visualizar v. 8 n. 1 (2023): V. 8 n. 1: (jan. - dez., 2023)
Publicado: 2023-04-05

Apresentação

  • Publicação continuada: mais rapidez no processo de divulgação do conhecimento científico

    Daisi Teresinha Chapani
    e12382, 1-4
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.12382

Artigos

  • Prática docente e Educação CTSA: estágio supervisionado em ciências em uma Escola Municipal do interior do estado de São Paulo

    Enrico Lopes Breviglieri, Matheus Ganiko-Dutra
    e11561, 1-29
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.11561
  • Regência escolar: estratégias didáticas usadas pelos residentes no contexto remoto

    Carlos Alberto Aquino Franco, Valéria Risuenho Marques
    e11641, 1-16
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.11641
  • O uso de jogos didáticos-pedagógicos no ensino de ciências como método de ensino e aprendizagem na EMEF Brigadeiro Haroldo Coimbra Veloso em Itaituba-PA

    Patrícia Lima da Silva, Vilma Ribeiro de Almeida
    e11643, 1-18
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.11643
  • Roteiros de Aprendizagem como gênero para produção de material didático para o ensino e aprendizagem de Língua Inglesa

    Diana Ketlem Paula do Nascimento, Tamara Afonso dos Santos, Luiz Eduardo Guedes, Sonaira de Araújo Moura
    e11569, 1-15
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.11569
  • Contribuições do GeoGebra para o Ensino de Funções: o que revelam algumas pesquisas brasileiras

    Antonio Carlos Pereira Leite, Adriana Fátima de Souza Miola
    e11945, 1-18
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.11945
  • Análise discursiva das percepções de licenciandos em Pedagogia sobre a construção de letramento acadêmico-científico

    Dedilene Alves de Jesus Oliveira, Paulo César Ribeiro Júnior
    e12202, 1-14
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.12202
  • Formação inicial de pedagogos: incorporação dos Estudos Surdos e das produções acadêmicas de pesquisadores surdos nos planos de ensino da disciplina de LIBRAS

    Sheila Ferreira Gonçalo
    e12009, 1-19
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.12009
  • Propostas para o desenvolvimento de competências científicas em trabalhos finais de graduação em educação

    Silvia Umpiérrez Oroño
    e12408, 1-20
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.12408
  • Paulo Freire nas licenciaturas do IFMG

    Tamires Vilela Ferreira, Thais Oliveira Duque
    e12143, 1-17
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.12143
  • O Ensino da Astrobiologia como Alternativa Interdisciplinar Baseada no Uso de TDICs

    Luiz Gustavo Lima Cordeiro, Larissa Santos Serra, Rafael Ramos Longuinhos, Simone Souza de Oliveira
    e11973, 1-17
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.11973
  • Residência pedagógica: a prática das observações realizadas de forma remota e sua importância na formação de professores de Química

    Jarline dos Santos Cardoso , Andressa da Cunha Soares, Erika Wilma de Paiva Rodrigues, Rodolfo André dos Santos, Kalline de Almeida Alves Carneiro, Maria Betania Hermenegildo dos Santos
    e12346, 1-17
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.12346
  • Competências digitais de docentes da educação básica brasileira: um olhar crítico sobre a determinação tecnológica

    Vitorugo Sérgio Escaraber Selpa, Elisângela Barbosa Nascimento, Rita de Cássia Barbosa Nascimento, Mateus Alves Barreto, Isaías Daniel Pereira de Pereira
    e11930, 1-21
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.11930
  • Experimentação no ensino de Física: enfoque no processo de ensino e aprendizagem

    Álex de Carvalho Ferreira
    e11959, 1-16
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.11959
  • Paulo Freire e a Democratização da Educação: A Importância do Projeto Político-Pedagógico como Instrumento de Transformação

    Lina Meireles Magalhães, Indionara Galvão Reis, Simoni Tormöhlen Gehlen
    e11949, 1-17
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.11949
  • Professor iniciante: os desafios do início da carreira

    Letícia Almeida Lopes, Juliana Lima Moreira Rhoden
    e12388, 1-17
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.12388
  • O período colonial nos livros didáticos utilizados na região norte: a persistência da teoria dos ciclos econômicos (1997-2015)

    Andressa da Silva Gonçalves
    e12356, 1-23
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.12356
  • Programa Residência Pedagógica: contribuições para a formação inicial de professores de matemática

    Adriele Oliveira Costa
    e12397, 1-16
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.12397
  • Atividades Experimentais no ensino da Matemática mediadas pela prática docente e nas perspectivas vygotskiana, piagetiana e ausubeliana

    Adriane Beatriz Liscano Janisch, Karin Ritter Jelinek
    e12608, 1-15
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.12608
  • A importância da leitura, da escrita e da oralidade no plano de aula de FLE: contribuições para a formação inicial e o letramento docente

    Priscilla Barbosa de Oliveira Melo, Liviane Gomes Ataíde Santana, Ady Sá Teles Santana
    e12575, 1-19
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.12575
  • Formação matemática de futuros professores dos anos inicais: um estudo sobre os cursos de Pedagogia da Bahia

    Naiara Fonseca de Souza
    e13367, 1-15
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.13367
  • O Projeto Político Pedagógico e as possíveis conexões com as políticas externas

    Fernanda Ferreyro Monticelli, Rosalba Lima Coutinho, Bruno Cavalcante
    e12467, 1-19
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.12467
  • Significações dos Residentes de Física acerca da primeira experiência com o Programa de Residência Pedagógica

    Ivanderson Pereira da Silva
    e12713, 1-18
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.12713
  • Licenciandas em ciências biológicas: relato de experiência do estágio docência em ciências em uma escola pública no norte do Paraná

    Jéssica Sayuri Imamura, Rafaela Lazaro Rusiquim, Sabrina Baratieri, Poliana Barbosa da Riva
    e12547, 1-17
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.12547
  • Educação Multicultural, Ensino Médio e Formação Docente: intervenções didáticas para a valorização e ressignificação indígena

    Pedro Henrique Felix da Silva, Ana Cristina Silva Daxenberger
    e13359, 1-20
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.13359
  • O Programa Residência Pedagógica: estudo das dissertações publicadas no Brasil (2018 a 2022)

    Ellen Maria Santos Portela, Gabriel Gerber Hornink
    e12444, 1-13
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.12444
  • Educação Matemática: reflexões sobre algumas temáticas emergentes ou constantes no campo de pesquisa

    José Cassiano Teixeira Santos
    e13386, 1-16
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.13386
  • Memorial acadêmico e narrativo do fazer docente de uma professora de história da rede pública

    Renata Lewandowski Montagnoli, Joana Maria Pedro
    e13563, 1-18
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.13563

Dossiê: Cultura de paz

  • Apresentação: Formar docentes em uma cultura de paz, sustentabilidade, solidariedade e justiça social

    Silvana do Nascimento Silva, María Alcantud-Diaz, José Beltrán-Llavador
    e12896, 1-6
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.12896
  • Formar Docentes para a Paz, Sustentabilidade e Justiça Social: Olhares a partir do Educador Matemático Ubiratan D’Ambrosio

    Carlos Alex Alves, Tiêgo dos Santos Freitas, Adriano Alves da Silveira, Jair Dias de Abreu
    e11766, 1-22
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.11766
  • A pedagogia crítica de Paulo Freire na constituição da identidade profissional de uma formadora de professores de Física em uma cultura de paz, solidariedade e transformação social

    Lisbeth Lorena Alvarado Guzman, Jéssica Reis Belíssimo, Roberto Nardi
    e11729, 1-18
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.11729
  • Orientador escolar: desafios e resoluções de resolver conflitos no ambiente escolar

    Vinicius da Silva Freitas, Leandro Pedrazzi Leal
    e11731, 1-15
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.11731
  • Educação para a Cultura de Paz e Formação de Professores

    Sheyla Maria Fontenele Macedo, Karen Ingred Nogueira Magalhães , José Mário de Souza
    e11675, 1-19
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.11675
  • Desenvolver e medir a competência global nos professores: Uma revisão sistemática

    María Sanz-Leal, Martha Lucía Orozco Gómez, Ángel Llorente Villasante
    e11526, 1-22
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.11526
  • O não-lugar de mulheres-mães na educação: ingresso à docência e a permanência no ensino superior

    Audrei Rodrigo da Conceição Pizolati
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.11498
  • A descolonização do pensamento como caminho para uma formação de professores de ciências comprometida com a justiça social

    Iago Vilaça de Carvalho, Fernanda Antunes Gomes da Costa
    e11763, 1-15
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.11763
  • Desafios e possibilidades para a Educação em Ciências em tempos de crise civilizatória: repensando os atuais caminhos

    Rodrigo da Luz, Uilian dos Santos Santana, Rutiléa Mendes de Morais
    e11722, 1-17
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.11722
  • Educação em direitos humanos na formação docente para os anos iniciais: Ciência e arte no estudo da cultura alimentar

    Wilton Rabelo Pessoa, Ramiely Yasmine Rosa Pereira
    e11732, 1-19
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.11732
  • Alfabetização midiática informacional aliada ao artivismo em busca de um fazer docente pautado na criticidade e na cultura da paz

    Ângela Aparecida de Almeida
    e11753, 1-15
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.11753
  • O Pibid e suas contribuições para o ensino de língua inglesa: aplicação de atividades lúdicas associadas à cultura de paz, solidariedade e justiça social

    Lívia de Sousa Lima Ramos, Stefany dos Reis Oliveira, Gabriela da Silva Pires
    e11728, 1-17
    DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.11728