PDDE Interativo na qualidade do ensino e na gestão de escolas públicas municipais

Autores/as

Palabras clave:

PDDE Interativo, Ensino-aprendizagem, Gestão Escolar, Escola pública, Prática-pedagógica

Resumen

Este estudo tem como objetivo investigar o impacto do Programa Dinheiro Direto na Escola Interativo (PDDE Interativo) na qualidade do ensino e na gestão escolar de unidades públicas municipais. A revisão não sistemática da literatura realizada neste estudo adota uma abordagem qualitativa para explorar documentos oficiais publicados pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), bem como artigos acadêmicos relacionados à implementação e prática do PDDE Interativo. Além disso, foram selecionados artigos acadêmicos que abordassem o programa, suas práticas, desafios e impactos na gestão escolar e no processo de ensino-aprendizagem. Ao final do estudo, os estudos analisados fornecem uma visão abrangente sobre o impacto do PDDE Interativo na gestão escolar e na qualidade do ensino nas escolas públicas municipais. Embora o programa tenha sido concebido com o objetivo de modernizar a gestão, promover a participação democrática e melhorar os resultados educacionais, os resultados apontam para uma série de desafios enfrentados durante sua implementação. Questões como a predominância de modelos hierárquicos de gestão, influência de condicionantes externos, falta de participação efetiva dos governos locais e necessidade de desenvolvimento profissional dos gestores emergem como obstáculos significativos. No entanto, apesar desses desafios, é evidente o potencial do PDDE Interativo em promover mudanças infraestruturais, práticas pedagógicas e contribuir para uma direção ética e política nas escolas públicas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BARBOSA, M. Desafios da Gestão Escolar na Percepção dos Diretores da Rede Estadual de Ensino em Timon-MA no ano de 2022. Rebena - Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, [s. l.], v. 4, 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Manual do PDDE Interativo: PDDE Interativo planejar melhor, realizar mais. Brasília: MEC/SEB, 2023.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1970.

GODOY, A. M.; BRITO, V. M. PDE Escola e PDE Interativo: Implementação nas Escolas Municipais de Campo Grande-MS. Revista Brasileira de Educação, Cultura e Linguagem, [s. l.], v. 5, n. 9, 2021.

GONÇALVES, A. O Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) interativo como ferramenta de gestão escolar: uma proposta de formação para Rede Pública Municipal de Ensino de Barueri - SP. 2016. 151 f. Dissertação (Mestrado em Educação: Formação de Formadores) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.

LIMA, L. P. R. O programa PDE Escola na rede pública estadual de ensino de Minas Gerais: uma análise dos desafios e contribuições para a gestão pedagógica. 2017. f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2017.

OLIVEIRA, P. H.; ESCRIVÃO FILHO, E.; MARQUES, F. C. Os projetos e planos escolares na atividade prática do diretor: estudo de casos em escolas públicas de um município do interior do Estado de São Paulo. Colloquium Humanarum, Presidente Prudente, v. 20, p. 50-70, jan./dez. 2023.

OLIVEIRA, R.; TEIXEIRA, B. Descentralização e gestão do ensino nos programas PDE Escola e Mais Educação. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, Goiânia, v. 31, n. 2, p. 293-312, 2015.

PARO, V. H. Crítica da estrutura da escola. São Paulo: Cortez, 2017.

PIRES, A.; SCHNECKENBERG, M. O PDDE Interativo: Uma ferramenta de planejamento da gestão escolar. In: ______. Tecnologia e Prática Docente. [s. l.]: Série Educar, [s. d.]. v. 49, p. 61.

SOUZA, V. A. O PDE-Escola na versão PDDE Interativo: aproximações e/ou distanciamentos da gestão democrática da escola. 2018. f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.

SPECK, R. A.; BARROS, A. M. A regulação da gestão escolar via plano de desenvolvimento da escola interativo: banco mundial, gerencialismo e monitoramento. Acta Scientiarum. Education, Maringá, v. 44, 2022.

VIEIRA, S. L.; VIDAL, E. M. Liderança e gestão democrática na educação pública brasileira. Revista Eletrônica de Educação, São Carlos, v. 13, n. 1, p. 11-25, 2019.

Publicado

2024-06-30

Cómo citar

SANTOS, Ildenbergue Lins dos; BEZERRA, Fábio Marques. PDDE Interativo na qualidade do ensino e na gestão de escolas públicas municipais. Revista de Políticas Públicas e Gestão Educacional (POLIGES), [S. l.], v. 5, n. 1, p. 168–181, 2024. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/poliges/article/view/17070. Acesso em: 21 jul. 2026.

Número

Sección

Artigos