Reflexões acerca de método indiciário e seu uso em programas de pós-graduação em história e educação no Brasil

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.12937

Abstract

Desde tempos imemoriais, o homem busca compreender e agir sobre o mundo que o cerca. Para tanto, utiliza diversas formas de explorar o meio em que vive, buscando explicação para os fenômenos, sejam eles naturais ou não. Uma dessas maneiras tem por base a atenção a elementos que podem parecer insignificantes, irrelevantes, mas que carregam informações essenciais. Esses elementos são chamados de indícios, isto é, rastros que podem ser fiados para construção da história. Este artigo tem por objetivo analisar a conceituação e a historicização do chamado método indiciário tendo como suporte reflexivo o texto: “Sinais: raízes de um paradigma indiciário”, de Ginzburg (1989), ao mesmo tempo em que inventaria a produção acadêmica que utiliza o método indiciário em história da educação nos programas de pós-graduação em História e em Educação, buscando compreender se esse é um paradigma teórico-metodológico viável ao historiador da educação.  A busca pela produção aconteceu no Portal Oasisbr com o uso do descritor “método indiciário”. Trata-se, assim, de um estudo de revisão bibliográfica e análise documental. Os resultados indicam que a maioria das pesquisas realizadas com procedimentos do método indiciário são oriundas de programas de pós-graduação em Educação. Outro aspecto importante diz respeito às possibilidades de diversificação das temáticas das pesquisas, as quais problematizam o corpo, a mulher, as práticas pedagógicas e as políticas educacionais com uso de fontes oficiais.

Downloads

Download data is not yet available.

References

BARROS, José D’ Assunção. Sobre a feitura da micro-história. OPSIS, Goiás, v. 7, n. 9, p. 167-185, 2007. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/Opsis/article/view/9336/6428

. Acesso em: 28 mar. 2023.

BURKE, Peter. O que é história cultural? 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.

CAPRA, Fritjof. As conexões ocultas: ciência para uma vida sustentável. São Paulo: Cultrix, 2002.

GINZBURG, Carlo. Mitos, emblemas, sinais: morfologia e história. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

GINZBURG, Carlo. A micro-história e outros ensaios. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1991.

LIMA, Henrique Espada. A micro-história italiana: escalas, indícios e singularidades. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006.

PIMENTEL, Edna F.; MONTENEGRO, Zilda M. C. Aproximações do paradigma indiciário com o pensamento freiriano: uma construção possível? Práxis Educacional, Vitória da Conquista, n. 3, p. 181-194, 2007.

SIMÕES, Regina Helena Silva; FARIA FILHO, Luciano Mendes de. História e historiografia no pensamento de Carlo Ginzburg: tecendo diálogos com a pesquisa histórica em educação. In: LOPES, Eliane Marta Teixeira; FARIA FILHO, Luciano Mendes de (org.). Pensadores sociais e história da educação II. Belo Horizonte: Autêntica, 2012. Não paginado.

Published

2023-09-08

How to Cite

CARLOS, Ara Lidiana Silva Dias; SILVA, Joelma Tito da; SILVA, Lenina Lopes Soares; MEDEIROS NETA, Olívia Morais de. Reflexões acerca de método indiciário e seu uso em programas de pós-graduação em história e educação no Brasil. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 19, n. 50, p. e12937, 2023. DOI: 10.22481/praxisedu.v19i50.12937. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/praxis/article/view/16217. Acesso em: 9 jun. 2026.