Tabuada de multiplicação, um duelo para aprender Matemática
DOI:
https://doi.org/10.22481/rid.v2i2.3300Palavras-chave:
Duelo; Novas Tecnologias; Lúdico; Tabuada.Resumo
O presente trabalho apresenta o resultado de uma oficina envolvendo um aplicativo de celular, desenvolvida por três bolsistas do Projeto de Matemática do PIBID da Universidade Estadual do Paraná - campus Apucarana e realizada com quatro turmas do 6º ano do Colégio Estadual Antônio dos Três Reis de Oliveira, da cidade de Apucarana. O objetivo da atividade foi trazer a tecnologia para dentro da sala de aula, mostrando para os estudantes como eles podem utilizar seus smartphones para a compreensão de uma determinada matéria. A proposta principal foi a de que os alunos aprendessem a tabuada de multiplicação, estudando de uma forma mais divertida e dinâmica, em vista de uma prova que teriam que realizar na semana seguinte. Considerações sobre a importância tanto do lúdico, quanto das novas tecnologias em sala de aula também serão tecidas. Por que, em nossas universidades, na formação de educadores/professores, não existem disciplinas centradas no lúdico?
Downloads
Referências
ALVES, L.; BIANCHIN, M. A. O jogo como recurso de aprendizagem. Revista Psicopedagogia (Online), [s. l.], v. 27, n. 83, p. 282-287, 2010.
BARANITA, I. A importância do jogo no desenvolvimento da criança. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) – Escola Superior de Educação Almeida Garrett, Lisboa, 2012.
CORRÊA, L. S.; BENTO, R. M. de L. A importância do lúdico para a aprendizagem na educação infantil. Ji-Paraná, RO: [s. n.], 2014. Disponível em: http://unijipa.edu.br/media/files/54/54_218.pdf. Acesso em: 20 nov. 2017.
DAHER, E. A culpa é da informática. [S. l.]: Clube de Autores, 2015.
FERNANDES, R. J. G.; JUNIOR, G. dos S. The sims: jogo computacional como uma ferramenta pedagógica na construção do conhecimento matemático. Revista Eletrônica TECCEN, Vassouras, v. 5, n. 1, p. 21-36, 2012.
JACOBSEN, D. R.; SPEROTTO, R. I. Jogos eletrônicos: um aprender lúdico e virtual para o Ensino da Matemática. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA, 6., 2013, Canoas. Anais [...]. Canoas: ULBRA, 2013. Disponível em: http://www.conferencias.ulbra.br/index.php/ciem/vi/paper/viewFile/787/622. Acesso em: 20 nov. 2017.
MOITA, F. M. G. da S. C. Games: contexto cultural e currículo juvenil. 2006. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2006.
MOURA, M. O. O jogo e a construção do conhecimento matemático. In: SÃO PAULO. Secretaria de Estado da Educação. O jogo e a construção do conhecimento na pré-escola. São Paulo: FDE, 1991. p. 45-53. (Ideias, n. 10).
PRENSKY, M. O papel da tecnologia no ensino e na sala de aula. Conjectura: Filosofia e Educação, Caxias do Sul, v. 15, n. 2, p. 201-204, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.