A nova Política Nacional de Atenção Básica à Saúde: impactos perceptíveis em uma equipe de saúde da família no município de Alagoa Nova-PB

  • Kleiton Wagner Alves da Silva Nogueira
  • Severino Justino Sobrinho

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar o debate nacional a respeito das alterações da Política Nacional de Atenção Básica à Saúde (PNAB), bem como verificar o conhecimento dessas mudanças em uma Equipe de Saúde da Família, especificamente no município de Alagoa Nova-PB. Ao utilizar como aporte metodológico o levantamento bibliográfico em periódicos acadêmicos e livros que versam sobre o tema, junto à realização de entrevistas, foi possível constatar que em meio a um processo de conturbação política com o impeachment da presidente Dilma Roussef, a alteração da PNAB não contou com ampla participação dos trabalhadores da atenção básica, em especial, dos agentes comunitários de saúde, caracterizando a burocratização e verticalização das decisões em âmbito nacional. Esse processo também foi corroborado no plano local, tendo em vista o nível de desarticulação e desconhecimento das alterações da PNAB, com o papel destacado pela ausência de diálogo entre Conselho Municipal de Saúde e Estratégia de Saúde da Família no município analisado. Para além do campo institucional, foi possível perceber que devido ao recente quadro de crise econômica e política, a Atenção Básica à saúde passa a ser alvo de uma flexibilidade ancorada na austeridade fiscal em âmbitos nacional e local.

Biografias do Autor

Kleiton Wagner Alves da Silva Nogueira

Graduado em Geografia pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG); Graduado em Administração pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB); Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação Em Ciências Sociais da UFCG, Brasil. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Estado e Luta de Classes na América Latina (PRÁXIS)

Severino Justino Sobrinho

Graduado em Geografia pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Especialista em Análise Regional e Ensino de Geografia (UFCG). Mestre em Desenvolvimento Regional (PGGDR) pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Publicado
2019-12-04
Como Citar
NOGUEIRA, Kleiton Wagner Alves da Silva; SOBRINHO, Severino Justino. A nova Política Nacional de Atenção Básica à Saúde: impactos perceptíveis em uma equipe de saúde da família no município de Alagoa Nova-PB. Cadernos de Ciências Sociais Aplicadas, [S.l.], p. p. 25-40, dez. 2019. ISSN 2358-1212. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/ccsa/article/view/5752>. Acesso em: 08 abr. 2020. doi: https://doi.org/10.22481/ccsa.v16i28.5752.
Seção
Artigos