Interações polêmicas na internet e as máximas conversacionais: limites entre o dissenso e o protesto (Polemical interactions on the internet and the conversational maxims: limits between dissension and protest)

Resumo

Este artigo analisa linguisticamente postagens feitas por leitores na Internet comentando uma notícia de jornal e destaca as implicaturas das quebras das máximas conversacionais estudadas por Grice (1991) na construção da polêmica, compreendida enquanto modalidade argumentativa (AMOSSY, 2017), no sentido de evidenciar como materializa-se discursivamente uma das funções que essa modalidade tem assumido na Internet: a de protesto. Nesse sentido, o trabalho sugere que uma avaliação da quebra das máximas conversacionais pode constituir um critério para traçar limites entre a polêmica como modalidade argumentativa e a violência verbal.

Biografias do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Manoel Francisco Guaranha é doutor e mestre em Letras (Literatura Portuguesa) pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor das Faculdades de Tecnologias de Santo André e do Ipiranga (FATECs/Brasil) e professor do Programa de Mestrado em Ciência Humanas da Universidade de Santo Amaro (UNISA/Brasil). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: análise do discurso, literatura brasileira, argumentação, leitura e discurso.

##submission.authorWithAffiliation##

Ana Lúcia Tinoco Cabral é doutora em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP/Brasil). Realizou pesquisa de pós-doutoramento na EHESS (Paris-França). É professora titular da Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL/Brasil), atuando no Mestrado em Linguística. Tem experiência na área de Linguística, especialmente em leitura e escrita. O quadro teórico que dá suporte às suas pesquisas alia a Linguística Textual à Semântica Argumentativa e aos estudos da Enunciação. Atua nos seguintes temas: linguagem argumentativa, interação verbal escrita, linguagem jurídica, polidez linguística e uso da linguagem em práticas educativas a distância.

Publicado
2019-06-26
Como Citar
GUARANHA, Manoel Francisco; CABRAL, Ana Lúcia Tinoco. Interações polêmicas na internet e as máximas conversacionais: limites entre o dissenso e o protesto (Polemical interactions on the internet and the conversational maxims: limits between dissension and protest). Estudos da Língua(gem), [S.l.], v. 16, n. 1, p. 119-133, jun. 2019. ISSN 1982-0534. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/4884>. Acesso em: 18 set. 2019. doi: https://doi.org/10.22481/el.v16i1.4884.