As etnogêneses, os índios do Nordeste e a territorialidade dos povos Jê dos Sertões do Leste: o caso Pataxó do Extremo Sul da Bahia

  • Tamires Santos Pereira Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Resumo

No texto ora apresentado, procuramos para além da discussão sobre o território e a territorialidade Pataxó, desenvolver uma contextualização breve sobre os povos Jê dos Sertões e como estes grupos foram categorizados ao longo da história, um esforço que contribui para entendermos a dinâmica da conquista da região aqui estudada e de como os grupos indígenas, dentre eles os Pataxó, foram ao longo da história da colonização sendo representados, categorizados e submetidos à situação de territorialização, ao ponto de se organizarem e constituírem como etnia tal qual estudamos na atualidade, e, do mesmo modo, as mudanças ocorridas em seu território, os impactos da expansão das fronteiras, das Unidades de Conservação e do desenvolvimento das cidades ao longo do século XX e especialmente na segunda metade deste.

DOWNLOADS

Não há dados estatísticos.
Publicado
2018-06-30
Como Citar
PEREIRA, Tamires Santos. As etnogêneses, os índios do Nordeste e a territorialidade dos povos Jê dos Sertões do Leste: o caso Pataxó do Extremo Sul da Bahia. ODEERE, [S.l.], v. 3, n. 5, p. 120-146, jun. 2018. ISSN 2525-4715. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/article/view/4142>. Acesso em: 23 set. 2018. doi: https://doi.org/10.22481/odeere.v3i5.4142.