O PERFIL DOS INTERNOS DE UM HOSPITAL DE CUSTÓDIA E TRATAMENTO PSIQUIÁTRICO: PERSPECTIVAS DA REFORMA PSIQUIÁTRICA NO BRASIL

  • Mara Cristina Ribeiro
  • Marilya Cleonice Santos de Souza
  • Eline Vieira da Silva
  • Murillo Nunes de Magalhães
  • Nailena Maika da Rocha Vieira

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar as competências profissionais do enfermeiro para a prestação de cuidados no âmbito da Atenção Básica. Trata - se de uma pesquisa bibliográfica, do tipo revisão integrativa, realizada por meio das bases de dados LILACS, BDENF e MEDLINE, disponíveis na Biblioteca Virtual em Saúde, no intervalo temporal de 2011 a 2016. Os resultados mostraram que existe um consenso em relação ao fato de que o enfermeiro tem perfil generalista, pois além de poder ter atribuições de coordenação, o enfermeiro deve agregar as atividades de assistência à saúde, exercendo múltiplas competências, como: gestão, consulta de enfermagem, puericultura, coordenar os agentes comunitários de saúde e auxiliares de enfermagem, educação permanente, visita domiciliar e preceptoria de enfermagem. Assim, o enfermeiro tem o desafio de desempenhar uma gama de atividades, visando à assistência holística e qualificada de enfermagem ao paciente, tornando-se essencial a aquisição de competências, buscando aperfeiçoar os conhecimentos, habilidades e atitudes a fim de aprimorar o seu processo de trabalho.

DOWNLOADS

Não há dados estatísticos.
Publicado
2018-09-26
Como Citar
CRISTINA RIBEIRO, Mara et al. O PERFIL DOS INTERNOS DE UM HOSPITAL DE CUSTÓDIA E TRATAMENTO PSIQUIÁTRICO: PERSPECTIVAS DA REFORMA PSIQUIÁTRICA NO BRASIL. Saúde.com, [S.l.], v. 14, n. 3, set. 2018. ISSN 1809-0761. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/rsc/article/view/4290>. Acesso em: 18 out. 2018. doi: https://doi.org/10.22481/rsc.v14i3.4290.
Seção
Artigos originais