ESTILO DE VIDA DE IDOSOS DE UM CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

  • Viviane de Jesus Souza Universidade do Estado da Bahia
  • Janeide dos Santos Cruz Universidade do Estado da Bahia
  • Rosilene Vila Nova Cavalcante Universidade do Estado da Bahia
  • Claudio Bispo de Almeida Universidade do Estado da Bahia - UNEB, Campus XII
  • Bruno Morbeck de Queiroz Faculdade de Tecnologia e Ciências, Vitória da Conquista /BA

Resumo

O presente estudo teve por objetivo analisar o estilo de vida dos idosos que frequentam o Centro de Referência de Assistência Social do município de Matina, Bahia, Brasil. Caracteriza-se por ser um estudo de caráter descritivo com abordagem quantitativa. Os dados foram coletados por meio de questionário sociodemográfico e do Perfil do Estilo de Vida Individual, e analisados descritivamente por meio da distribuição de frequências. Os 29 idosos pesquisados apresentaram as seguintes características: média de idade igual a 69,38 anos (DP=8,95); casados (89,6%); sexo feminino (75,9%); analfabetos (55,2%); consideram-se com a saúde regular (62,1%); nunca se sentem só (37,9%); às vezes tem momentos de lazer (41,4%); apresentam um estilo de vida positivo (75,9%); e tem como um dos fatores negativos a prática de atividades físicas (82,8%). Conclui-se que, mesmo apresentando um estilo de vida positivo, torna-se importante atentar-se aos idosos pesquisados, pois o fato da prática de atividade física ser o principal fator negativo pode afetar futuramente o estilo de vida positivo dos idosos participantes deste estudo.

DOWNLOADS

Não há dados estatísticos.

Biografias do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Graduada em Educação Física pela Universidade do Estado da Bahia.

##submission.authorWithAffiliation##

Graduada em Educação Física pela Universidade do Estado da Bahia

##submission.authorWithAffiliation##

Profissional de Educação Física. Mestre em Educação Física. Professora Auxiliar da Universidade do Estado da Bahia, Guanambi/BA, Brasil.

##submission.authorWithAffiliation##

Profissional de Educação Física. Mestre em Educação Física. Professor Assistente do Curso de Educação Física da Faculdade de Tecnologia e Ciências, Vitória da Conquista /BA, Brasil.

Publicado
2019-09-30
Como Citar
SOUZA, Viviane de Jesus et al. ESTILO DE VIDA DE IDOSOS DE UM CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL. Saúde.com, [S.l.], v. 15, n. 3, set. 2019. ISSN 1809-0761. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/rsc/article/view/4991>. Acesso em: 20 out. 2019. doi: https://doi.org/10.22481/rsc.v15i3.4991.
Seção
Artigos originais