A classe gramatical substantivo sob a ótica das gramáticas normativas, científicas e pedagógicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/lnostra.v5i1.13234

Palavras-chave:

Substativo.Gramática. Ensino de Línguas

Resumo

O objetivo deste artigo é verificar como as gramáticas normativas classificam o substantivo.  Dessa forma, utilizamos gramáticas normativas, uma gramática funcional e, também, um livro didático de inserido nas aulas de língua portuguesa em uma escola de ensino fundamental de Vitória da Conquista – BA. Partimos da hipótese de que nas gramáticas normativas não há um consenso ao definir o substantivo e, além disso, quando classificam, não são suficientes para explicar toda a complexidade que por detrás do funcionamento dessa classe gramatical no sistema linguístico. Portanto, discutimos os diferentes modelos gramaticais a partir dos estudos de Travaglia (2008), Manini (2009) e Nóbrega (2012). Nos resultados, verificou-se que, como ponto em comum, as gramáticas prescritivas conceituam o substantivo como “a palavra que nomeia os seres.” À vista disso, percebe-se que essa definição não é suficiente para descrever toda a complexidade e dinamicidade do substantivo, haja vista que outras classes gramaticais podem migrar e serem substantivadas, bem como demonstrou a gramática funcional. O livro didático, por sua vez, resume as classificações e generaliza a definição de substantivo. Nossa hipótese, então, foi confirmada, pois era previsto que os conceitos prescritos nas gramáticas normativas eram, em alguns pontos, incoerentes e seriam insuficientes para explicar toda complexidade da classe em estudo.

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Biografia do Autor

Caio Aguiar Vieira, Southwest Bahia State University

Graduado em Letras pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia –UESB campus Vitória da Conquista –Bahia –Brasil. Bolsista de Iniciação Científica –CNPQ. Integrante do Grupo de Pesquisa em Sociofuncionalismo e em Linguística História –CNPq -Grupo Janus e do Laboratório de Estudos em Linguagem e Cognição (LeCogLing -DGP/CNPq). 

Maíra Avelar, Southwest Bahia State University

Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas). Professora adjunta no Departamento de Estudos Linguísticos e Literários da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia –UESB, Vitória da Conquista –Bahia –Brasil. Líder do Laboratório de Estudos em Linguagem e Cognição (LeCogLing -DGP/CNPq).      

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Publicado

2017-08-06

Edição

Seção

Artigos - Dossiê