Professor, eu devo ensinar ou não ensinar gramática na escola? Eis a questão! O ponto chave para o início da nossa discussão!

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/lnostra.v5i1.13233

Palavras-chave:

Gramática. Norma Padrão. Normas Gramaticais. Língua Materna.

Resumo

Neste artigo científico pretendemos discutir o ensino atual de gramática na sala de aula, enfatizamos a importância da contextualização dos aspectos linguísticos relevantes ao ensino, da prática de texto e do respeito que se deve ter a todas as formas de uso da língua não só a norma padrão, mas também outras que o aluno tenha o contato com diferentes formas de se falar e escrever na própria língua. Pretende-se desmitificar o pensamento de que o uso da norma-padrão dá status e poder ao falante. Como procedimento metodológico, é feita a revisão bibliográfica de forma a mostrar as semelhanças que os autores citados no texto têm acerca da definição do termo gramática e da real importância do aprendizado das normas gramaticais. São apresentados alguns pontos que dificultando e desestimulam o trabalho com língua materna em sala de aula. Sugerem-se algumas práticas que podem ser aplicadas no ensino de língua materna, fazemos com o que aluno se torne ativo na aquisição de seu conhecimento, e não um mero expectador do processo ensino e aprendizagem. Por fim, queremos mostrar sim, a real e verdadeira  importância para o falante o nosso aluno algumas considerações que sejam de real valor para que isso não fique somente na escola, mas que todos vejam que o saber falar e escrever são importantes para a vida e no cotidiano.

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Biografia do Autor

Ricardo Santos David, University of Atlántico

Pós-Doutorado em Educação: Formação de Professores e Psicologia Educacional: FCU -Florida Christian University / EUA. Mestrado e Doutorado e Educação: Formação de Professores e Novas Tecnologias. Especialista em Docência do Ensino Superior e linguística aplicada, pela Universidade Candido Mendes -Rio de Janeiro. Coordenador e Pesquisador do Centro de Estudos da Lingua(gem) pela Uniatlantico -Espanha.

Referências

NTUNES, Irandé. Muito além da Gramática.Por um ensino de línguas em pedras no caminho. São Paulo: Parábola, 2007.BAGNO, Marcos. Preconceito Linguístico.São Paulo: Loyola, 2007.NEVES, Maria Helena de Moura. Gramática na Escola. São Paulo: Contexto,2005.______. Gramática de Usos.São Paulo: UNESP, 1999.______. Que gramática estudar na escola?Norma e uso na Língua Portuguesa. São Paulo: Contexto, 2008.POSSENTI, Sírio. Por que (não) ensinar gramática na escola.São Paulo: Mercado de Letras, 2008.

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Publicado

2017-08-06

Edição

Seção

Artigos - Dossiê