REASONS OF THE GRAMMAR NEOPEDAGOGY
DOI:
https://doi.org/10.22481/lnostra.v1i1.13336Abstract
Esta resenha será sobre uma obra que reúne os fundamentos de uma proposta de organização gramatical da Língua Portuguesa que se pode considerar uma louvável alternativa à gramática tradicional. Essa obra, denominada de Carta Magna da Língua Portuguesa, constitui-se de uma sequência de 30 itens sobre osquais se organiza a proposta pedagógica que recebeu o nome de Neopedagogia da Gramática. Os fundamentos reunidos nessa obra foram aprovados em congresso realizado em 1976, no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.
Downloads
References
DEQUI, Francisco. Carta Magna da Língua Portuguesa. 2. ed. Canoas: Centro de Estudos Sintagramaticais, 2006[1976], p. 48 - 51. ______. Sintagramática – Identificação de determinantes e determinados. 5. ed. Canoas: Centro de Estudos Sintagramaticais, 2001. ______. Sintagramática. 6. ed. Canoas: Faculdade de Tecnologia IPUC, 2008. ______. Neopedagogia da Gramática – 18 Teses Surpreendentes. Canoas: Faculdade de Tecnologia IPUC, 2005. ______. Bases Gramaticais Multilíngues – Português.Canoas: Centro de Estudos Sintagramaticais, 2004. ______. Interpretação Objetiva.Canoas: Centro de Estudos Gramaticais, 2006. ______. Português fono-orto-morfo. Canoas: Centro de Estudos Gramaticais, 2011. ______. Redação por Recomposição. 12. ed. Canoas: Centro de Estudos Sintagramaticais, 2002.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2013 Língu@ Nostr@

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.