Aulas de literatura no ensino médio: prazer e fruição (também) na leitura de best-sellers

Autores/as

  • Quesia de Oliveira Meira Universidad Estatal del Sudoeste de Bahía image/svg+xml
  • Valméria Brito Almeida Vilela Ferreira Universidad Estatal del Sudoeste de Bahía image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.22481/lnostra.v5i2.13218

Palabras clave:

Fruição. Literatura. Ensino Médio.

Resumen

Estudos recentes têm abordado a importância de os professores respeitarem e incentivarem as escolhas literárias que os alunos do ensino médio, e de toda a educação básica, fazem à revelia da escola. Porém, ao adentrarmos no ambiente escolar, nas aulas de literatura, percebemos que muitos docentes demonstram certa resistência em adotarem posturas menos tradicionais às suas práticas, considerando como literatura, apenas obras do veio canônico. Sendo assim, a hipótese que sustentamos é a de que a pouca abertura de alguns professores e de algumas escolas, em relação às obras de autores que não são “consagrados” impede que o discente se torne um leitor autônomo (uma vez que ele não adquire uma concepção de gosto literário),cerceando o direito do mesmo de manter um contato pleno com as mais diversas manifestações literárias.Diante dessa problemática, nos questionamos: Por que não estimular a leitura dos alunos por meio das suasescolhas literárias? E por que não fazer disso um meio de se chegar, também, à literatura canônica? Com base nessa (e em outras questões de pesquisa), objetivamos, a princípio, investigar as visões da professora e dos alunos do EM, sobre a seleção e práticas de leitura do gênero romance.

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Biografía del autor/a

Quesia de Oliveira Meira, Universidad Estatal del Sudoeste de Bahía

Graduanda em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia –UESB.    

Valméria Brito Almeida Vilela Ferreira, Universidad Estatal del Sudoeste de Bahía

Mestre em Letras pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia –UESB e professora lotada no Departamento de Estudos Linguísticos e Literários –DELL, da UESB.      

Citas

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Publicado

2018-06-01

Cómo citar

MEIRA, Quesia de Oliveira; FERREIRA, Valméria Brito Almeida Vilela. Aulas de literatura no ensino médio: prazer e fruição (também) na leitura de best-sellers. Língu@ Nostr@, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 06–20, 2018. DOI: 10.22481/lnostra.v5i2.13218. Disponível em: http://periodicos2.uesb.br/lnostra/article/view/15750. Acesso em: 3 jul. 2025.

Número

Sección

Artigos - Dossiê